Iniciativa da SRTE/PR é para acompanhar execução de ações de instituições que trabalham com a qualificação de jovens. Atualmente, 9.400 paranaenses participam de programas de capacitaçãodo governo federal
Curitiba, 08/10/2008 - Nesta quinta-feira (9), a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Paraná (SRTE/PR) promoverá encontro com as entidades conveniadas com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que atuam na qualificação e inserção de jovens no mercado de trabalho. O evento vai ser na sede da Superintendência a partir das 14h.
O objetivo da reunião, segundo o superintendente do Trabalho e Emprego, João Graça, é acompanhar a execução das ações realizadas pelas entidades no que se refere à qualificação do jovem e sua introdução ao ambiente profissional.
Atualmente, cerca de 9.400 jovens paranaenses estão participando dos programas de qualificação do governo federal - tais como o Consórcio Social da Juventude e o Juventude Cidadã. Os cursos são oferecidos em diversas regiões do estado, entre elas, Londrina, Apucarana, Arapongas, Curitiba, Piraquara, Mandirituba, Umuarama, Cruzeiro do Oeste, Altônia, Alto Piquiri, Douradina, Cianorte, Cidade Gaúcha, Rondon, Castro, Telêmaco Borba, São Mateus do Sul, Francisco Beltrão, Guarapuava, Irati, Dois Vizinhos, Ampére e Foz do Iguaçu.
O evento reunirá representantes de seis entidades, o Centro Integrado de Apoio ao Profissional, a Fundação de Ensino Técnico de Londrina, as Prefeituras Municipais de Curitiba e Paranaguá e a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social do estado. O foco da discussão é o trabalho voluntário e o projeto pedagógico implantado pelas entidades no desenvolvimento dos programas Juventude Cidadã e Consórcio Social da Juventude.
A chefe do Serviço de Qualidade, Tecnologia e Gestão de Programas da Superintendência, Leila Raboni, explica que a função principal do acompanhamento é verificar se a execução das ações encontram-se em conformidade com o objeto pactuado em Termo de Convênio e Plano de Trabalho apresentando pelos Convenentes.
Entre os principais assuntos a serem abordados está o programa ProJovem Trabalhador, instituído pela Lei nº 11.129/2005, o qual aguarda sua regulamentação. O Programa é uma iniciativa do MTE, desenvolvido a partir de políticas da juventude, com base nas necessidades de emprego e renda de jovens entre 15 e 29 anos. O ProJovem Trabalhador tem ainda como proposta a unificação dos programas Consórcio Social da Juventude, Juventude Cidadã e Empreendedorismo Juvenil.
Os jovens participantes do ProJovem Trabalhador, que freqüentam as aulas com regularidade, recebem auxílio mensal de R$ 100,00 durante seis meses. Os cursos de qualificação de 350 horas/aula.
Além dessa forma acompanhamento dos programas, a SRTE/PR também monitora a execução dos projetos através da análise de documentos comprobatórios que especifiquem a realização das ações e por meio de visitas às entidades conveniadas. "A visitas são realizadas por membros da Superintendência", ressalta Raboni.
Assessoria de Imprensa SRTE/PR