Técnicos vão coletar dados e informações que possam subsidiar possíveis ações nas áreas da economia solidária, microcrédito e empreendedorismo, observatório do mercado de trabalho e juventude
Brasília, 17/06/2008 - Quatro técnicos do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) embarcam nesta quarta-feira (18) rumo ao Timor Leste numa missão para coletar informações e dados que possam subsidiar futuras ações nas áreas da economia solidária, microcrédito e empreendedorismo, observatório do mercado de trabalho e juventude. "Vamos investigar e diagnosticar a situação do país para, a partir daí, oferecermos alternativas, especialmente, ligadas à gestão", explica a chefe da equipe do MTE, Adriana Giubertti.
A iniciativa de enviar especialistas do Ministério ao Timor Leste é do secretário-executivo, André Figueiredo. Há quatro meses, ele e o chefe da Assessoria de Internacional do MTE, Pedro Amaral, estiveram no país para participar da 8º Reunião de Ministros de Trabalho e Assuntos Sociais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Durante o evento, houve a decretação de estado de emergência logo após as tentativas de assassinato do presidente José Ramos Horta e do primeiro-ministro Xanana Gusmão.
A crise expôs ao mundo as dificuldades enfrentadas por uma população pobre e sem melhores perspectivas de vida. "As pessoas são adoráveis e têm um olhar de esperança ", disse Figueiredo ao voltar ao Brasil.
Comovido com o descontrole político e social do país, o secretário se dispôs a ajudar a nação timorense. Procurou a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores, e solicitou autorização para que o MTE enviasse funcionários em missão. Junto com eles, embarcam técnicos do Ministério da Previdência Social com o mesmo propósito.
Além de Adriana, integram a equipe Max Coelho (Microcrédito e Empreendedorismo), Jorge Nascimento (Economia Solidária) e Alisson Araújo (Juventude). Estão programados encontros dos técnicos com representantes da embaixada do Brasil e autoridades timorenses. O retorno deles está previsto para 30 de junho.
O Timor Leste é uma ex-colônia portuguesa dominada pela Indonésia por mais de duas décadas e só se tornou independente em 2002.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6841/6537 acs@mte.gov.br