Ações fiscais contra condições degradantes de trabalho foram reconhecidas como destaque deste ano
Brasília, 17/12/2007 - O Grupo Móvel de Fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego foi escolhido como melhor instituição do ano por integrantes da Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae) pela atuação no combate às condições degradantes de trabalho.
A premiação acontece nesta segunda-feira (17) no auditório do Ministério Público do Trabalho, em Brasília. Os auditores Virna Soraia Damasceno e Calixto Torres Neto, acompanhados da coordenadora-geral do Grupo Móvel e Secretária de Inspeção do Trabalho do MTE, Ruth Vilela, receberão em nome da equipe uma estatueta criada pelo artista plástico Elifas Andreato e cinco mil reais em dinheiro.
"Os Grupos Móveis foram criados em 1995 e, ao longo do tempo, a sua atuação vem sendo aperfeiçoada. Estamos honrados com essa premiação, pois o reconhecimento das entidades parceiras é o nosso maior incentivo", comemora a Secretária Ruth Vilela. Formado por auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego, procuradores do Ministério Público do Trabalho e policiais federais, o grupo recebeu também, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, no último dia 11 de dezembro o prêmio "João Canuto" de Direitos Humanos que é concedido pelo Movimento Humanos Direitos (Mhud).
Ações - Desde 1995, o Grupo Móvel já resgatou mais de 25 mil trabalhadores, a maioria deles em atividades de derrubada da mata e preparação de pasto ou carvoagem, sendo que a maior incidência está no arco amazônico, na fronteira agrícola. Ao serem resgatados pelo Grupo Móvel, os trabalhadores recebem os direitos trabalhistas devidos, seguro-desemprego, alimentação, hospedagem e transporte aos locais de origem.
Para saber mais, clique aqui.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 / 6540 acs@mte.gov.br