Pequeno empreendimento, especializado em estética afro, sinaliza mais uma conquista de jovens capacitados pelo MTE
Foto:
Estudantes do Consórcio Social da Juventude
Brasília, 25/02/2008 - A ousadia e o espírito empreendedor foram suficientes para que um grupo de vinte garotas, estudantes da segunda edição do Consórcio Social da Juventude de Florianópolis (SC), realizado ano passado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), colocassem em prática o que aprenderam durante o curso profissionalizante de estética afro.
O "Ellas Salão de Beleza e Estética Afro" será inaugurado nesta terça-feira (26) e é mais um exemplo de empreendimento juvenil formado por jovens de baixa renda que passaram pelas oficinas do MTE. O pequeno negócio foi constituído a partir da capacitação profissional, realizada em 2007, na comunidade do Mont Serrat pelo Centro Cultural Escrava Anastácia, entidade parceira do MTE na qualificação dos estudantes e coordenadora da segunda etapa do consórcio na região.
Além da estética afro, o salão irá oferecer cortes unissex, maquiagem, manicure, pedicure, limpeza de pele e massagem corporal. A inauguração será às 16h, na Rua Major Costa, nº 74 - loja 1 - Centro, Florianópolis.
Incubadora de empreendimentos - Para atender ao fortalecimento de iniciativas empreendedoras juvenis, o Centro Cultural Escrava Anastácia criou uma Incubadora Popular de Cooperativas, um espaço incubador de empreendimentos e de capacitação profissional e de produtos.
A Incubadora está instalada num edifício cedido de três andares, no Bairro Estreito, onde funcionava o antigo IML. O local recebeu, nos últimos quatro anos, 840 jovens mortos pela violência urbana. Hoje, felizmente, ele gera oportunidades e experiências inéditas para jovens da periferia de Florianópolis e Região Metropolitana.
As aulas da segunda edição do Consórcio de Florianópolis foram encerradas ano passado, com a formação de 1.000 jovens em 30 cursos.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6203/3317-6540 - acs@mte.gov.br