Na abertura foi lançado o V Concurso de Produção de Textos, Desenhos artísticos e Mostra Cultural sobre o tema.
Manaus, 12/06/2008 - O Fórum de Prevenção e Erradicação ao Trabalho Infantil, com apoio do Ministério do Trabalho Emprego (MTE), realizou na quarta-feira (11) a cerimônia de abertura do evento em Comemoração ao Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil no Amazonas. No encontro foi lançado o V Concurso de Produção de Textos, Desenhos Artísticos e Mostra Cultural sobre a temática.
Os convidados debateram sobre a importância da educação como forma de prevenir e combater o trabalho infantil. Entre os palestrantes estava o superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Amazonas, Dermilson Chagas, que destacou a importância de um trabalho unificado entre todos os órgãos competentes para que as crianças não venham a ser prejudicadas com o trabalho infantil
A presidente do FPETI, Creuza Barbosa, lembrou que o trabalho infantil é um problema social preocupante e que, apesar dos esforços dos atores envolvidos, milhares de crianças no Amazonas e milhões no Brasil continuam sendo exploradas. Creuza destacou que aproximadamente 60 mil crianças são exploradas no estado. "Precisamos de ações educativas e sociais para mudar esses números alarmantes", ressaltou.
Dando continuidade ao evento, acontece hoje (12), a partir das 8 horas, um manifesto em praça pública. Crianças de escolas públicas do estado farão apresentações artísticas e culturais sobre o tema exibindo faixas e cartazes. Haverá também atendimento a denúncias de exploração do trabalho infantil.
Assessoria de Imprensa SRTE/AM