Organizada pela Fundacentro, exposição tem textos, vídeos e depoimentos sobre Bernardino Ramazzini, médico italiano autor do primeiro tratado sobre doenças ocupacionais
Brasília, 24/04/2012 - Os ministros do Trabalho e Emprego, Paulo Pinto, e da Previdência Social, Garibaldi Alves, participaram nesta terça-feira (24) da abertura de exposição em homenagem a Bernardino Ramazzini, médico italiano do século XVII considerado pioneiro da Medicina do Trabalho. A exposição, montada no túnel de acesso ao edifício anexo do MTE abre as comemorações da Semana de Segurança e Saúde no Trabalho.
Organizada pela Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), a retrospectiva - que consta de ilustrações, textos, documentos, vídeos, entrevistas e depoimentos de especialistas na área de Segurança e Saúde no Trabalho a respeito do médico italiano (1633 -1714) - é alusiva à data de 28 de abril, Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho – Em memória ás vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
A atividade antecede o lançamento do Plano Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho, marcado para o dia 27 próximo, fruto do esforço do Governo Federal em conjunto com trabalhadores e empregadores em prol de melhores condições no ambiente e nas relações do trabalho, conforme recomenda a Organização Internacional do Tralho (OIT), notadamente a Convenção 155 sobre segurança e saúde no trabalho.
O ministro do Trabalho e Emprego destacou o esforço diário dos técnicos do MTE para aprimorar as condições de saúde e segurança para os trabalhadores: “No MTE temos uma verdadeira fixação com a segurança e saúde no trabalho. Essa preocupação é revelada nas ações da nossa Fundacentro e das Secretarias de Inspeção e de Relações do Trabalho do Ministério”, completou o ministro.
28 de abril - Desde 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) observa o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. A data faz parte da estratégia global da entidade de acordo com o que estabeleceu a Conferência Internacional do trabalho realizada em junho de 2003.