Parceria entre o Ministério e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) visa formar docentes, discentes e técnicos em práticas de economia solidária
Recife, 23/04/2009 - A partir de hoje os pernambucanos contarão com um projeto que vai ensinar como se pratica a Economia Solidária. É que nesta quinta-feira (23), às 19h, a Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (Senaes/MTE) e a Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire) inauguram o 'Projeto Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares', ação do Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas Populares (Proninc). O evento será na sede da Fafire, à Av. Conde da Boa Vista, 921 - Boa Vista.
O objetivo da parceria do MTE com a Fafire é formar docentes, discentes e técnicos nos princípios e práticas da Economia Popular Solidária, criando assim alternativas de geração de trabalho e renda por meio da formação de redes sociais e organizações populares nos setores de serviços, artesanato e turismo sustentável. As atividades terão, inicialmente, 24 meses de duração.
Senaes - Em consonância com a missão do Ministério do Trabalho e Emprego, o objetivo da Secretaria é viabilizar e coordenar atividades de apoio à Economia Solidária em todo o território nacional, visando a geração de trabalho e renda, a inclusão social e a promoção do desenvolvimento justo e solidário.
Proninc - O Programa Nacional de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares utiliza o conhecimento e a capacidade existentes nas universidades para a constituição de empreendimentos cooperativos que proporcionem trabalho e renda. As universidades participam do processo, tanto promovendo atividades de apoio à formação e desenvolvimento de cooperativas ou associações produtivas, como realizando pesquisas que visem a produzir conhecimentos relevantes a metodologia de incubação.
Assessoria de Imprensa SRTE/PE