Foto: Renato Alves
Lupi recebe o presidente da Fecomércio do Ceará, Luiz Gastão
Brasília, 11/12/2007 - O segmento turístico do Ceará poderá contar com trabalhadores capacitados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Em audiência realizada nesta terça-feira (11) com o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, o presidente da Federação do Comércio do Ceará (Fecomércio-CE), Luiz Gastão Bittencourt, manifestou o desejo de levar ao estado um curso para atender mais de 10 mil trabalhadores.
A necessidade de qualificação foi levantada pela entidade devido à construção, no próximo ano, de um empreendimento turístico na região. Segundo Bittencourt, a proposta para atender as obras já foi encaminhada ao MTE e prevê a qualificação de 4.600 trabalhadores diretos e 6.500 para serviços indiretos.
O ministro Lupi mostrou interesse no projeto e reforçou a importância da qualificação de trabalhadores para oferecer à população melhores condições de ingressar no mercado de trabalho. "Assim que assumi o Ministério do Trabalho e Emprego declarei como prioridade a qualificação profissional", disse.
Planseq - O turismo tem influenciado a absorção da força de trabalho na economia local de diversas regiões do país. Além da hospitalidade e da gastronomia, o segmento também inclui os setores de comércio e de prestação de serviços, exigindo trabalhadores altamente qualificados.
Para atender a necessidade de trabalhadores qualificados da região Sul, o Ministério do Trabalho e Emprego implementou, este ano, o Planseq Turismo e Hospitalidade, para capacitar 1.520 trabalhadores. O curso contou com oficinas de gastronomia, arte e cultura, relações comerciais e gestão hoteleira e de restaurantes.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6203/3317-6540 - acs@mte.gov.br