Feira Internacional do Cooperativismo, que começa hoje em Santa Maria (RS), fortalece a economia solidária
Evento terá palestras, feira de produtos de agricultura familiar e indígenas e o lançamento do Plano Nacional de Economia Solidária; são aguardados 240 mil visitantes
Brasília, 10/07/2015 - O município de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, será sede pela 22ª vez da Feira Internacional do Cooperativismo – FEICOOP, que acontece entre hoje (10) e domingo (12) no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter. O objetivo é disseminar a economia solidária por meio de palestras, seminários, troca de experiências e o comércio justo e solidário. O secretário nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (SENAES), Paul Singer, participará da abertura oficial, representando o ministro Manoel Dias, e lançará oficialmente o Plano Nacional de Economia Solidária, um instrumento de orientação da política pública nacional contendo diagnóstico, visão de futuro, diretrizes, metas, prioridades temáticas e ações prioritárias para o fortalecimento da economia solidária no país.
A Feira é aberta ao público. A previsão é que Santa Maria receba cerca de 240 mil visitantes, que encontrarão 10 mil produtos da agricultura e agroindústria familiar, artesanatos dos povos quilombolas e indígenas e de grupos envolvidos com economia solidária.
No primeiro dia estão programados seminários e fóruns sobre políticas públicas e a comercialização de economia solidária, agroindústria familiar, finanças solidárias e a 11ª Caminhada Ecumênica e Internacional pela Paz e Justiça Social. No sábado serão realizadas oficinas com a temática de economia solidária, apresentações culturais, abertura do “Dia D” das Finanças Solidárias com o lançamento oficial da moeda social eletrônica e-dinheiro, o lançamento do selo de comércio justo pela Comissão Gestora Nacional do SCJS e a SENAES, além da entrega do Prêmio BNDES de Boas Práticas em Economia Solidária. Os visitantes se despedirão da 22ª FEICOOP no domingo com apresentações culturais, encontros do Levante Popular da Juventude e homenagem a Dom Ivo Lorscheiter, um incentivador do cooperativismo e economia solidária no Brasil.
A SENAES fará ainda um balanço do primeiro ano do Cadastro Nacional de Economia Solidária, que foi lançado na FEICOOP de 2014. “Haverá ainda um encontro da SENAES e BNDES com redes de cooperação solidária para organizar um programa de financiamento para as iniciativas de produção, comercialização e consumo solidário”, informa o coordenador-geral de comércio justo e crédito da SENAES, Antônio Haroldo Pinheiro Mendonça.
A participação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), tem sido fundamental na organização das feiras de economia solidária e a disseminação dessa prática, que está em crescimento no Brasil. Para a coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança da Arquidiocese de Santa Maria, Irmã Lourdes Dill, que coordena a organização da FEICOOP, a Secretaria e as políticas públicas do governo na área vieram para consolidar o trabalho iniciado pela sociedade civil. Irmã Lourdes destacou ainda que o convênio com a SENAES foi fundamental para a organização da FEICOOP deste ano. “A Feira de Santa Maria: Uma Experiência Aprendente e Ensinante fortalece a cada ano a Economia Solidária do Brasil, da América Latina e de outros Continentes. O papel da SENAES é de muita importância neste processo.”
A Feira é realizada por um mutirão coordenado pelo Projeto Esperança/Cooesperança, da Arquidiocese de Santa Maria, em parceria com a Secretaria de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (SENAES/MTE), Prefeitura Municipal de Santa Maria, Instituto Marista Solidariedade (IMS), Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES) e fóruns estaduais e regionais.
A Feira funcionará das 8h às 20h nos dias 10 e 11 e das 8h às 18h no dia 12. Acesse
aqui a programação completa da FEICOOP
.
Assessoria de Imprensa/MTE
(61) 2031 6537 – acs@mte.gov.br
Fique por dentro: