Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Feira reúne empreendedores solidários

III FECOMSOL vai reunir produtores, artesãos e pequenos empreendedores rurais e urbanos, além dos executores de projetos sociais geradores de renda e trabalho

Recife, 02/05/2008 - A Superintendência Regional do Trabalho de Pernambuco apóia a III FECOMSOL -  Feira de Comércio Solidário - que começa nesta sexta-feira (2) e vai até o próximo dia 18 de maio na praça central do Shopping Paço Alfândega. O evento irá reunir produtores, artesãos e pequenos empreendedores rurais e urbanos, além dos executores de projetos sociais geradores de renda e trabalho. A organização é da ONG Agência de Qualificação e Trabalho (AQUATRO) com apoio de entidades privadas e do Governo Federal.

Os grupos produtivos vão comercializar produtos em cerâmica, ferro, palha e material reciclado, oriundos de projetos de capacitação de mão-de-obra sustentável na RMR, zona da mata e agreste. Os trabalhos serão expostos em 20 vitrines ambientadas pelo arquiteto, Osvaldo Andrade.

O objetivo é criar espaços favoráveis à comercialização de mercadorias confeccionadas por produtores que estão à margem do mercado e excluídos da economia tradicional, como as populações indígenas, detentos, jovens em situação de risco e egressos do sistema penitenciário. Segundo o realizador do evento, os pequenos produtores são vulneráveis às flutuações do mercado, não tem acesso aos serviços de crédito e nem reservas de capital e ainda sofrem com a apropriação de boa parte do valor adicionado ao longo da cadeia produtiva por intermediários. 

A expectativa é de que sejam gerados R$ 60 mil em negócios, superando o resultado do ano passado quando a feira movimentou R$ 25 mil entre os beneficiários diretos e indiretos, ou seja, aqueles que participam da cadeia produtiva, como fornecedores e prestadores de alguns serviços.

Comércio Solidário - É uma forma socialmente responsável de se fazer negócios. Os princípios do comércio solidário criam relações iguais entre produtores, comerciantes e consumidores. Essas relações asseguram que os produtores trabalham em condições seguras e recebem salários justos e que existe a preocupação com o meio ambiente. O comércio solidário ajuda produtores carentes a sair da pobreza e dá aos consumidores alta qualidade de produtos.

 

SERVIÇO:

III FECOMSOL - Feira de Comércio Solidário
Data: 02 a 18 de maio de 2008
Local: Praça central do Shopping Paço Alfândega


Assessoria de Imprensa da SRTE/PE






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas