Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

FGTS discute Saneamento em São Paulo

Ministro Carlos Lupi participa de Seminário promovido pelo Conselho Curador para buscar alternativas ao setor cujas companhias têm dificuldade na execução de projetos

Brasília, 24/11/2008 - A estruturação e o investimento no Setor de Saneamento será a pauta de seminário que o Conselho Curador do FGTS promove nos dias 25 e 26 no Sheraton São Paulo WTC Hotel. Os temas do encontro serão o Programa de Investimentos do FGTS para Capitalização e Reorganização das Companhias Estaduais de Saneamento; a Estruturação de novos modelos de organização para o setor a partir da adoção de instrumentos do mercado financeiro e de capitais; e os Veículos de investimento do FGTS.

O ministro do Trabalho e Emprego e presidente do Conselho Curador do FGTS, Carlos Lupi, participa do Seminário onde vários painéis vão discutir o setor de saneamento no país. Todos acontecem no dia 26, a partir das 9h. O primeiro será sobre a Economia Brasileira e a Gestão das Empresas Públicas; seguido dos temas "Desafios e Oportunidades no Setor de Saneamento"; "O FGTS e o Financiamento do Setor de Saneamento"; e o "Programa de investimentos do FGTS para Capitalização e Modernização das Companhias Estaduais de Saneamento".

Gestão Eficiente - O Conselho apresenta no seminário um plano de revitalização e reorganização do setor. "É preciso fazer chegar à população, principalmente aos bairros mais carentes, os benefícios da política de saneamento no país", avalia o ministro.

O ano de 2008 foi eleito pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional do Saneamento. Hoje no Brasil, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar (PNAD 2007) apenas 51,3% da população conta com acesso a rede de saneamento. "A dificuldade de se fazer chegar esses benefícios a todos não se deve apenas a falta de recursos, há, segundo estudos do FGTS, um problema também de eficiência de gestão. Nesse seminário queremos discutir como vamos melhorar essa gestão. E vamos começar pelas empresas estaduais de saneamento, que respondem por 70% da prestação de serviços no País", frisou Lupi.

Atualmente, das 27 empresas existentes, apenas sete delas têm condições de tomar recursos do FGTS.

"Vamos debater com o setor uma proposta de revitalização e capitalização das empresas de saneamento, cujo objetivo maior é ampliar o número de companhias estaduais de saneamento com capacidade de receber recursos do FGTS", avalia o ministro.

Para o setor de saneamento o FGTS destinou em 2007, R$4.6 bilhões em crédito. Em 2008 esse valor subiu para R$ 5.9 bilhões.

Getúlio Vargas - Ainda no evento, na abertura do dia 25, às 19h no Sheraton São Paulo WTC Hotel, o ministro Carlos Lupi, faz a entrega da Medalha do Mérito Getúlio Vargas aos conselheiros do FGTS pelo reconhecimento ao trabalho dos membros em benefício da sociedade, com destaque par a Sra. Maria Henriqueta Alves, a mais antiga colaboradora do Conselho Curador do FGTS.


Inscrições pelo telefone 11-3527-2739 ou
rsvpvalor@fmtmkt.com.br

 

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6981 - acs@mte.gov.br






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas