Ministro Carlos Lupi participa de Seminário promovido pelo Conselho Curador para buscar alternativas ao setor cujas companhias têm dificuldade na execução de projetos
Brasília, 24/11/2008 - A estruturação e o investimento no Setor de Saneamento será a pauta de seminário que o Conselho Curador do FGTS promove nos dias 25 e 26 no Sheraton São Paulo WTC Hotel. Os temas do encontro serão o Programa de Investimentos do FGTS para Capitalização e Reorganização das Companhias Estaduais de Saneamento; a Estruturação de novos modelos de organização para o setor a partir da adoção de instrumentos do mercado financeiro e de capitais; e os Veículos de investimento do FGTS.
O ministro do Trabalho e Emprego e presidente do Conselho Curador do FGTS, Carlos Lupi, participa do Seminário onde vários painéis vão discutir o setor de saneamento no país. Todos acontecem no dia 26, a partir das 9h. O primeiro será sobre a Economia Brasileira e a Gestão das Empresas Públicas; seguido dos temas "Desafios e Oportunidades no Setor de Saneamento"; "O FGTS e o Financiamento do Setor de Saneamento"; e o "Programa de investimentos do FGTS para Capitalização e Modernização das Companhias Estaduais de Saneamento".
Gestão Eficiente - O Conselho apresenta no seminário um plano de revitalização e reorganização do setor. "É preciso fazer chegar à população, principalmente aos bairros mais carentes, os benefícios da política de saneamento no país", avalia o ministro.
O ano de 2008 foi eleito pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional do Saneamento. Hoje no Brasil, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar (PNAD 2007) apenas 51,3% da população conta com acesso a rede de saneamento. "A dificuldade de se fazer chegar esses benefícios a todos não se deve apenas a falta de recursos, há, segundo estudos do FGTS, um problema também de eficiência de gestão. Nesse seminário queremos discutir como vamos melhorar essa gestão. E vamos começar pelas empresas estaduais de saneamento, que respondem por 70% da prestação de serviços no País", frisou Lupi.
Atualmente, das 27 empresas existentes, apenas sete delas têm condições de tomar recursos do FGTS.
"Vamos debater com o setor uma proposta de revitalização e capitalização das empresas de saneamento, cujo objetivo maior é ampliar o número de companhias estaduais de saneamento com capacidade de receber recursos do FGTS", avalia o ministro.
Para o setor de saneamento o FGTS destinou em 2007, R$4.6 bilhões em crédito. Em 2008 esse valor subiu para R$ 5.9 bilhões.
Getúlio Vargas - Ainda no evento, na abertura do dia 25, às 19h no Sheraton São Paulo WTC Hotel, o ministro Carlos Lupi, faz a entrega da Medalha do Mérito Getúlio Vargas aos conselheiros do FGTS pelo reconhecimento ao trabalho dos membros em benefício da sociedade, com destaque par a Sra. Maria Henriqueta Alves, a mais antiga colaboradora do Conselho Curador do FGTS.
Inscrições pelo telefone 11-3527-2739 ou rsvpvalor@fmtmkt.com.br
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6981 - acs@mte.gov.br