Brasília, 04/07/2014 – Fiscais da Gerência Regional do Trabalho e Emprego em Caruaru (GRTE/Caruaru) interditaram, na quarta-feira (2), o Matadouro Público de Caruaru, município do agreste pernambucano. A decisão aconteceu depois que os auditores fiscais do trabalho, em conjunto com o Ministério Público do Trabalho, identificaram irregularidades em relação às Normas de Segurança e Saúde no Trabalho.
De acordo com o auditor fiscal Francisco Reginaldo o que mais chamou a atenção da equipe durante a fiscalização foi o fato dos trabalhadores atuarem sem o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) necessários para a operação nas máquinas de abate. Além disso, a instalação das caldeiras e a parte elétrica também estavam comprometidas, expondo os trabalhadores a riscos. Os fiscais encontraram ainda funcionários exercendo atividades em altura sem os devidos aparatos de segurança. “A situação era grave e de iminente risco podendo levar os trabalhadores a um acidente fatal no local de trabalho”, declarou o auditor.
Cerca de 150 funcionários trabalham no matadouro. O responsável pela empresa recebeu um Termo de Interdição, constando as medidas corretivas necessárias para a reabertura do estabelecimento. A previsão é de que em 30 dias a situação da empresa esteja de acordo com a legislação.