Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Fiscalização da SRTE/PE afasta 116 crianças e adolescente do trabalho

Ação ocorreu na CEASA, em Recife e na ‘Feira da Sulanca’, em Caruaru

Pernambuco, 16/06/2011 - A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Pernambuco (SRTE/PE) realizou duas ações fiscais para combater o trabalho infantil no estado. As ações, ocorridas entre os dias 4 e 6 de junho, marcaram o início dos eventos em comemoração ao Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, lembrado em 12 de junho.

 

No sábado (4), servidores da instituição, entre auditores fiscais e agentes administrativos, atuaram na maior central atacadista de produtos agrícolas, a Ceasa. No local foram identificadas 39 crianças e adolescentes, com idade de 8 e 17 anos, atuando no trabalho proibido, os quais foram afastados imediatamente pela equipe da SRTE. Já os empregadores, além de sofrerem autuação, pagarão as verbas rescisórias devidas aos menores trabalhadores.

 

Na segunda-feira (06), a ação fiscal foi na cidade Caruaru, na conhecida ‘Feira da Sulanca’. Nesta fiscalização foram encontrados, no período de 2 horas, 77 crianças e adolescentes, com idade entre 8 e 17 anos, trabalhando irregularmente em atividades como carregamento, venda de produtos e porte do dinheiro. 

 

Após a necessária identificação pela equipe fiscal os menores receberam material com  informações sobre o combate ao trabalho infantil e noções de higienização bucal oferecidas por uma profissional de odontologia disponibilizada no local  pela SRTE/PE.

 

Segundo a coordenadora regional do Projeto de Combate ao Trabalho Infantil, Paula Neves, um caso envolvendo um adolescente encontrado em um açougue dentro da feira de Caruaru, operando uma serra fita, chamou a atenção da equipe da SRTE: “Este tipo de máquina é utilizada para o corte de carne com osso e a operação representa um grave risco de acidentes, proibido para menores de 18 anos, conforme item 87 da Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil”, ressaltou Neves.

 

Além da fiscalização, a SRTE/PE também participou do lançamento da campanha ‘Por um Pernambuco sem Trabalho Infantil’, desenvolvida pelo Centro Dom Hélder Câmara (Cendhec) e Fórum Estadual para Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil. As atividades terminaram na sexta-feira (10), com uma panfletagem na Estação Central do Metrô e no Aeroporto Internacional do Recife.

 

 Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas