Ação em restaurante de Maceió localizou três imigrantes trancados em uma sala, sem documentação em dia e em condições degradantes de trabalho
Maceió, 27/06/2008 - Ação Fiscal da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Alagoas flagrou três trabalhadores estrangeiros escondidos em uma sala, trancada com cadeado, em um restaurante de comida oriental de Maceió.
Os auditores fiscais relataram que durante a inspeção perceberam a existência de uma sala trancada com cadeados. Ao solicitarem a abertura da porta se depararam os trabalhadores que há algum tempo vivem de forma ilegal na capital alagoana.
Além do flagrante dos estrangeiros escondidos, foi constatado que o local não apresentava condições de segurança e higiene. Não havia proteção nas rampas e escadas, os banheiros não estavam higienizados, o vestiário era coletivo (para homens e mulheres) e os funcionários não tinham registro nem direito a folga aos domingos.
O procurador da União em Alagoas, Sandro Ferreira, informou que a Advocacia Geral da União (AGU) ingressou com Ação Civil Pública na Justiça do Trabalho contra a empresa pelo não cumprimento da legislação trabalhista e por contratação irregular de trabalhador estrangeiro. A ação foi distribuída à 10ª Vara do Trabalho de Maceió.
Assessoria de Imprensa SRTE/AL