Combate ao trabalho infantil da SRTE/AM investe na prevenção em Parintins e recebe elogios pelos resultados alcançados
04/06/2013 - O debate “Brasil Livre de Trabalho Infantil” que trata das estratégias para eliminar a exploração de crianças e adolescentes, coordenado pelo auditor fiscal da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Amazonas (SRTE/AM), Alberto Souza, foi destacado pela revista online ONG Repórter Brasil, como forma inovadora para erradicar o trabalho infantil.
Segundo o coordenador, o que determinou o sucesso da ação no município - onde é realizada uma das maiores festas do país - foi que o combate começou a partir da prevenção. ‘’Éramos apenas dois auditores fiscais para atuar nos três dias de festa. Criamos então uma articulação prévia, que começou três meses antes e envolveu todo município’’, detalha Alberto.
O auditor destaca que o trabalho prévio deu resultados concretos, pois “em 2012 não houve flagrantes de trabalho infantil durante o Festival Folclórico de Parintins”.
Já na segunda maior festa popular do Amazonas, o Festival de Cirandas de Manacapuru, onde não houve a prevenção, a fiscalização do MTE encontrou 77 crianças e adolescentes trabalhando nas ruas, no mesmo ano, conforme o registro do SITI. ‘’Lá a gente não conseguiu atuar na prevenção. Mas iremos replicar a estratégia de Parintins em Manacapuru, em 2013’’, revelou Alberto.
Assessoria de Comunicação Social/MTE
(61) 2031-2410 / 6537 - acs@mte.gov.br