Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Formandos do Planseq Petróleo e Gás de Escada recebem certificados

A solenidade será às 11h desta sexta-feira. Ao todo, foram qualificados 280 trabalhadores em 14 turmas

Recife, 07/11/2008 - Os novos empreendimentos que estão se instalando no entorno de Escada, munícipio distante 59km de Recife, já podem contar com mão-de-obra especializada para preencher as oportunidades de emprego na Construção Civil Industrial. Trata-se dos trabalhadores participantes do Plano Setorial de Qualificação (Planseq) do setor de Petróleo e Gás Natural que terminaram a qualificação e irão receber nesta sexta-feira (07) o certificado de conclusão dos cursos.

A solenidade será às 11h, na Quadra Municipal Arlindo Serpa, na Vila Operária de Escada e contará com a presença do superintendente do Trabalho e Emprego em Pernambuco, André Luz Negromonte.  

Para a gestora de Políticas Sociais do Trabalho da SRTE/PE, Vera Jatobá, a entrega dos certificados cumpre  mais uma etapa do processo de formação. "O projeto foi articulado com as mudanças no contexto produtivo da região, onde se levou em consideração as perspectivas dos trabalhadores e das instituições locais no caminho do seu desenvolvimento".  

Ao todo, foram qualificados 280 trabalhadores, em 14 turmas nas ocupações de armador de ferro (40), carpinteiro de forma (120) e pedreiro de concreto (120).  O curso completo foi de 200 horas/aula, dividido em quatro módulos: um de reforço na escolaridade (língua portuguesa, matemática e lógica), Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SMS) e por último os conteúdos específicos e práticos para cada função. 

Além de Escada, já foram concluídas 55 turmas em Ipojuca, beneficiando 1.100 trabalhadores e estão em formação 560 novos profissionais, em 28 turmas, no município do Cabo de Santo Agostinho.  

A iniciativa é um desdobramento de uma articulação nacional, coordenada pelo Departamento de Qualificação, da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego (SPPE) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). 

Planseq - O objetivo dos Plano é articular o mapa da qualificação social e profissional do Ministério e Trabalho e Emprego ao mapa do emprego, implementando ações de qualificação em articulação direta com oportunidades concretas de geração de emprego e renda. A proposta visa, ainda, integrar as políticas de qualificação, às políticas de intermediação de mão-de-obra, pois prioriza a qualificação das pessoas inscritas no Sistema Nacional de Emprego (Sine) e a sua contratação ao final da capacitação.  

O Planseq no setor de Petróleo e Gás Natural já foi implantado no Rio de Janeiro e na Bahia. Em Pernambuco, a intenção é formar profissionais para serem aproveitados nas obras de infra-estrutura da Refinaria Abreu e Lima, que está em fase de construção no Complexo Industrial e Portuário de Suape.

No estado, as articulações para a implantação do Planseq foi coordenada pela Gerência de Políticas Sociais do Trabalho da SRTE/PE. Também, participaram do processo as Prefeituras de Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho, Escada, Moreno e Jaboatão dos Guararapes, além de representantes da Agência do Trabalho/PE, do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), Petrobrás, do Estaleiro Atlântico Sul e da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

 

Assessoria de Imprensa da SRTE/PE






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas