O encontro contou com a participação da Organização Internacional do Trabalho (OIT), do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) e de entidades ligadas à causa
Cuiabá, 21/07/2008 - Na última sexta-feira (18), o estado de Mato Grosso deu um passo importante para a erradicação do trabalho infantil e adolescente. Foi realizado o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Mato Grosso (Fepeti-MT). O evento foi uma iniciativa da Superintendência Regional do Trabalho no estado (SRTE-MT) e reuniu órgãos governamentais, ONGs, entidades representantes dos empregadores, dos trabalhadores, de operadores do direito, além de Conselhos de Defesa dos Menores e Adolescentes de várias cidades.
O objetivo do Fórum foi definir a estrutura, a organização e estratégias de ação do Fepeti - MG, bem como lançar oficialmente o sítio www.fepetimt.org, que traz informações sobre o Fórum e abre espaço também para denúncias referentes ao trabalho irregular da criança e do adolescente.
De acordo com o Superintendente Regional do Trabalho e Emprego do Mato Grosso, Valdiney de Arruda, "o Fórum é um importante instrumento de articulação e implementação de políticas, planos e ações de prevenção e combate ao trabalho infantil".
O evento contou também com a presença Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), que reafirmaram a importância do mesmo.
Para o Coordenador do Plano Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil no Brasil, Renato Mendes, a partir do momento que um estado ou município cria mecanismos para discutir essa questão social, tem-se um sinal positivo, que contribui para redução das estatísticas. "O Fórum cumpre um papel importante uma vez que promove a discussão de mecanismos de políticas públicas que possam alterar o quadro regional de trabalho infantil", completa.
Dia Mundial de Erradicação do Trabalho Infantil - Em 12 de junho, a SRTE-MT promoveu o Seminário Políticas de Prevenção e Combate ao Trabalho Infantil, com a participação de aproximadamente 200 pessoas. No encontro, convocou as entidades presentes a aderirem ao Fórum. Em ato simbólico, o superintendente da SRTE-MT, Valdiney Antônio de Arruda, e outras autoridades presentes assinaram a bandeira do Fepeti-MT, em demonstração de comprometimento com a causa.
Assessoria de Imprensa da SRTE/MT