Fórum Nacional de Aprendizagem Profissional realiza reunião em Brasilia
Encontro tem como objetivo discutir e articular questões vinculadas à aprendizagem profissional
Brasilia, 28/06/2012 – Ao participar na manhã desta quinta-feira, em Brasilia, da abertura da primeira reunião ordinária de 2012 do Fórum Nacional da Aprendizagem Profissional, o secretário de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Marcelo Aguiar, reafirmou o compromisso da pasta com a aprendizagem profissional. Representando o ministro do Trabalho, Brizola Neto, o secretário reconheceu o esforço e compromisso de empresas e sociedade civil para que mais jovens tenham oportunidade de ingressar no mercado de trabalho em condições de igualdade.
“Trago aqui a mensagem do ministro Brizola Neto, do compromisso do MTE em dar encaminhamento de todas as decisões que forem tomadas neste Fórum. Queremos potencializar e aprofundar as reuniões, pois sabemos da importância desse programa. O ministro, que esteve recentemente numa reunião da OIT, demonstrou seu empenho na geração de empregos para os jovens”, disse Aguiar.
O representante da Secretaria Nacional da Juventude, ligada à Secretaria-Geral da Presidência da República, Rodrigo Amaral, destacou a importância do Fórum para a agenda nacional de trabalho para a juventude. “Nossa prioridade é melhor educação; conciliação dos estudos, trabalho e vida familiar; diálogo social e inserção digna no mercado de trabalho, com igualdade”, disse.
Para o procurador do Trabalho da 8ª Região, Rafael Dias Marques, além de inserir o jovem no mercado de trabalho, é preciso chegar aos adolescentes que estão em regiões mais afastadas, como nos interiores. “Temos o desafio de chegar nessas áreas por meio do ensino à distância, e também o de inserir aprendizes em categorias como as da vigilância ou transporte”.
A abertura foi marcada pelo depoimento emocionante de dois jovens que já passaram pela aprendizagem profissional. Carlos Vinicius e Alex Rodrigues contaram suas experiências gratificantes por terem aprendido uma profissão e, também, por estarem engajados com os direitos das crianças e adolescentes.
“Quero ressaltar a importância desses centros de aprendizagem, pois mudam nossas vidas. Muitas vezes não temos a oportunidade de recebe a primeira orientação profissional porque o mercado de trabalho exige experiência. E como consegui-la? O menor aprendiz é essa grande oportunidade”, disse Carlos Vinicius.
“Antes da aprendizagem, vendia doces na feira e entregava panfletos, o que era uma exploração. A aprendizagem mudou minha vida”, contou Alex Rodrigues.
Durante o evento, foi entregue ao MTE o anteprojeto de Lei que regulamenta a aprendizagem profissional na administração direta; e posse das entidades eleitas como representantes das categorias da sociedade civil e entidades formadoras para o biênio 2012-2013, prevista no Regimento Interno para composição do Fórum Nacional.
O FNAP – O Fórum Nacional da Aprendizagem Profissional (FNAP) cumpre papel estratégico na condição das políticas voltadas para o tema da aprendizagem. O FNAP é coordenado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com a composição de membros representantes do Ministério da Educação (MEC), Ministério Público do Trabalho, Secretaria Nacional de Juventude, Centrais Sindicais, Confederações, Conselhos, Serviços Nacionais de Aprendizagem e demais instituições formadoras, além do apoio da sociedade civil.