Brasília, 20/11/2007 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, recebeu nesta terça-feira (20), em Brasília, representantes dos empregados que trabalham em postos de serviços de combustíveis e derivados. Os sindicalistas solicitaram ao ministro um plano de qualificação para os trabalhadores do setor, afirmando que muitos empregados do segmento ainda apresentam deficiências no trato com os clientes e desconhecem os perigos de lidar com materiais tóxicos ou inflamáveis.
Segundo o ministro, é possível a elaboração de um programa de capacitação para trabalhadores de todo país no próximo ano, em parceria com entidades do setor. Para tanto, ele sugeriu que as entidades façam um levantamento da necessidade de qualificação em cada estado para que seja criado um projeto. E afirmou novamente que a qualificação é prioridade em sua pasta. "O assalariado, o trabalhador, é o nosso principal foco de luta", afirmou.
De acordo com a Federação dos Frentistas do Estado de São Paulo, o setor emprega cerca de 300 mil trabalhadores em 30 mil pequenas e médias empresas espalhadas pelo país.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6841/6540 - acs@mte.gov.br