Instituição recebeu convites do National Institute of Occupational Safety & Health, dos Estados Unidos (NIOS) e da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para participar de ações e atividades voltadas ao tema
São Paulo, 26/03/2010 - A atuação da Fundacentro em organismos internacionais ligados ao gerenciamento de substâncias químicas foi ampliada durante reunião do Grupo da América Latina e Caribe (GRULAC) e do Sistema Estratégico para o Gerenciamento Internacional de Substâncias Químicas (SAICM), ocorrida este mês, na Jamaica.
A instituição, braço do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para a pesquisa em Segurança, Medicina do Trabalho e Meio Ambiente, recebeu convites do National Institute of Occupational Safety & Health, dos Estados Unidos (NIOS) e da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para participar de ações e atividades voltadas ao tema.
Segundo avaliação do coordenador do Programa de Segurança da Fundacentro e representante do MTE na reunião de Jamaica, Fernando Sobrinho, os convites são um reconhecimento do trabalho de pesquisa realizado pela Fundação, na área: "O trabalho desenvolvido pela Fundacentro no campo da pesquisa em nanotecnologia, envolvendo aspectos da saúde e segurança no trabalho e meio ambiente, é pioneiro no Brasil e na América Latina, o que favoreceu o reconhecimento destes organismos internacionais", observa Sobrinho.
Reunião - No período de 6 a 13 de março, ocorreu em Kingston, na Jamaica, uma reunião do GRULAC e o SAICM para realizar as discussões regionais oriundas da II Conferência Internacional sobre Gestão de Substâncias Químicas realizada em Genebra (ICCM II) em maio de 2009.
Em seguida às discussões do SAICM foram abordados assuntos referentes ao INC (International Negotiation Committe) do Mercúrio, que desenvolverá ações no período de 2010 a 2013, no sentido de se estabelecer um instrumento mandatório, nos moldes de uma convenção internacional, referente ao controle global daquele elemento químico e seus compostos.
E, foi ao final do workshop sobre nanotecnologia, apresentando por Sobrinho, "Impactos da Nanotecnologia na Saúde dos Trabalhadores e Meio Ambiente", coordenado pela pesquisadora Arline Arcuri, que os representantes da OCDE e da NIOSH fizeram os convites: a primeira reforçou o convite para que a Fundação participe de reunião da entidade, em Paris, ainda este ano, para discussões conjuntas sobre nanotecnologia.
O segundo convidou a instituição para participar de um projeto que o instituto norte-americano esta realizando em parceria com a Organização Mundial da Saúde, que envolve segurança e saúde dos trabalhadores e nanomateriais.
Delegação - Além do representante da Fundacentro, a delegação governamental brasileira em Kingston foi composta por representantes do Ministério das Relações Exteriores, Ministério do Meio Ambiente além de representantes da indústria e trabalhadores do setor químico e organizações não governamentais.
Resoluções da reunião de Kingston
- A revisão da composição do Comitê Executivo do GRULAC, com a inclusão de um representante do governo brasileiro, a ser escolhido na Comissão Nacional de Segurança Química;
- Estratégia para envolvimento mais amplo do setor de saúde na implementação do SAICM pelos países;
- Progressos e propostas de incremento em relação aos temas emergentes da ICCM II que são: produtos químicos em artigos de consumo; chumbo em tintas, resíduos eletrônicos, perfluoroctanos e nanotecnologia;
- Preparatórias para a 18ª. Sessão da Comissão de Desenvolvimento Sustentável que ocorrerá nos Estados Unidos em 2010;
- O encontro foi complementado por dois workshops sobre nanotecnologia e gestão de substâncias químicas na indústria. Clique aqui para fazer o download da apresentação em nanotecnologia.
Ascom Fundacentro