Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Fundacentro completa 42 anos

Para a comemoração do aniversário, foram convidados os chefes das 11 unidades descentralizadas da Fundação e os superintendentes Regionais do Trabalho e Emprego do MTE. Evento é hoje, às 10h

Brasília, 24/10/2008 - A Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) - braço do Ministério do Trabalho e Emprego na pesquisa em saúde e segurança do trabalhador - está completando 42 anos.

Para a comemoração do aniversário, foram convidados os chefes das 11 unidades descentralizadas da Fundacentro no Brasil e os superintendentes Regionais do Trabalho e Emprego do MTE, os quais, em oficinas separadas, falarão sobre perspectivas, atuação e propostas entre o Ministério, a Fundacentro e as Superintendências.  O encontro acontece hoje, às 10h, na sede principal da Fundação (Rua Capote Valente, 710 - Pinheiros).

História - A instituição acumula em seu histórico de atuação trabalhos e pesquisas que desempenharam papéis importantes no combate aos acidentes e doenças ocupacionais.  

Remonta da década de 70, os altos índices de acidentes de trabalho que, em meio a um boom econômico, resultou em aumento da produtividade na construção civil e conseqüentemente no aumento de óbitos de trabalhadores do setor. Foi nessa década que a instituição destacou-se pela sua atuação em difundir conhecimentos e capacitar profissionais até o início dos anos 80. 

A década de 80, embora conhecida como a "década perdida" na economia brasileira, trouxe ao mesmo tempo ao mercado de trabalho integração e expansão em ritmo acelerado, o que exigiu da Fundacentro um caráter ainda mais desafiador de responder pelas crescentes demandas de sindicatos, associações, Ministério Público do Trabalho, e mostrar, por meio de seu potencial técnico, as causas que acometiam os trabalhadores nos diversos segmentos do trabalho.  

Sua atuação se faz presente nas áreas rural e urbana. São propostas, intervenções técnico-científicas, projetos nacionais e atividades integradas e multidisciplinares, as quais atendem a indústria da construção, o segmento de máquinas injetoras, galvanoplastia, mineração, trabalho portuário, serras circulares, trabalho dos motoboys, benzeno, agricultura, educação, silicose, trabalho de gênero, construção civil, cortadores de cana, marmorarias, resíduos sólidos, inclusão de pessoas com deficiência, organização do trabalho, e a mais recente "revolução industrial", conhecida como nanotecnologia e seus impactos na saúde dos trabalhadores. 

Em 1990, a Fundacentro segue com sua identidade governamental, porém, assume perante os atores sociais uma relação tripartite, na qual possui em sua missão, atender aos trabalhadores, empresários, associações, sindicatos, universidades e o próprio governo. 

 


Assessoria de Imprensa Fundacentro
(11) 3066-6334






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas