Fundacentro discute trabalho decente e economia solidária
Eventos debatem trabalho artesanal de indígenas e quilombolas e a possibilidade de produção e comercialização a partir de práticas da economia solidária
Brasília, 09/08/2013 - A Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), em parceria com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), realiza o VII Seminário de Educação Diferenciada e Etnoconhecimento e o I Encontro Internacional de Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Trabalho nas Comunidades Tradicionais. Com o tema “Territorialidade e Trabalho Decente no Campo – As comunidades tradicionais em questão”, o evento será realizado nos dias 14 e 15 de agosto, no Auditório Vera Janacoupoulos da Unirio, na Urca, Rio de Janeiro/RJ.
Os Seminários visam refletir sobre o trabalho artesanal de indígenas e quilombolas e a possibilidade de produção e comercialização a partir de práticas da economia solidária e comércio justo e sobre os direitos à vida e ao trabalho digno como forma de construção de um ambiente de trabalho seguro e saudável nas comunidades tradicionais.
O secretário de Nacional de Economia Solidária do MTE, Paul Singer, falará na conferência de abertura, no dia 14, sobre o tema “A Economia Solidária como forma de preservação cultural e Trabalho Decente”.
Ao longo do dia, haverá três painéis: O primeiro sobre o trabalho artesanal nas comunidades tradicionais, dificuldades e perspectivas; o segundo sobre territórios, culturas, associativismo e trabalho decente; e o terceiro tratará da educação diferenciada e intercultural como proposta de superação da educação antipopular.
No segundo dia do evento inicia o seminário “Etnoconhecimento para um Etnoreconhecimento”, em sessão conjunta com o Conselho Internacional de Museus Africanos (Africom). Na ocasião, haverá ainda a conferência “O Trabalho como patrimônio cultural: importância do trabalho feminino no continente africano e sua ressonância nos museus africanos”, proferida pela Dra. Rudo Sithole, diretora executiva do Africom, do Quênia, África.
O doutor Ossama Abdel Meguid, membro do Conselho Executivo do Conselho Internacional de Museus (ICOM), Egito, falará sobre o tema “Trabalho e conhecimento tradicional como patrimônio: a experiência do Egito”. Por fim haverá a apresentação “Tradição e Diversidade Cultural como temas de pesquisa”, do Dr. Zeca Ligiero, do Núcleo de Pesquisa sobre Performance Afro-ameríndia (NEPAA/CLA).
Para se inscrever, o interessado deve acessar o sitge da Fundacentro http://www.fundacentro.gov.br/dominios/CTN/indexEvento.asp?D=CTN&PAGINA=CALENDARIOEVENTOS&?D=CTN&C=1649&menuAberto=345
Assessoria de Comunicação Social/MTE
Com informações da Fundacentro
(61) 2031.6537/2430 acs@mte.gov.br