Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

G20: Ministros adotam Declaração de Ancara

Documento recomenda aos líderes dos países emergentes, criação de empregos para todos, investimento em educação da juventude e crescimento inclusivo e robusto

reunião ministro ancara
 
Ancara, 04/09/2015- O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, reafirmou hoje (4) que o Brasil dará sua contribuição para o alcance das metas estabelecidas pela Declaração de Ancara dos ministros do Trabalho e Emprego, dos países do G20. Reunidos na capital turca há dois dias, os ministros divulgaram nesta sexta (4), o documento que será adotado no âmbito do emprego, recomendando aos governos que “priorizem o crescimento gerador de emprego e combatam as desigualdades para sociedades mais inclusivas”. 

O ponto central da Declaração recomenda aos líderes dos países emergentes, a retomada da geração de empregos, com uma meta mínima de crescimento do Produto Interno Bruno (PIB) em pelo menos 2%, nos próximos cinco anos. Foram fixados também objetivos como o aumento em 15% da participação de jovens no mercado de trabalho até 2025, e a redução do déficit de participação da mulher, nos próximos 10 anos.

Com foco na “criação de empregos de qualidade para todos, investimento nas habilidades e redução das desigualdades para promover um crescimento inclusivo e robusto”, a Declaração de Ancara precedeu a Reunião Conjunta de Ministros do Trabalho e Emprego e de Finanças do Grupo. “Evidentemente as nossas recomendações que serão levadas à Cúpula do G20, para consideração de nossos líderes, serviu como abordagem importante para a reunião com os ministros de Finanças”, disse Manoel Dias, uma vez que os ministros do Trabalho recomendam crescimento forte, equilibrado, inclusivo e sustentável.

Mercados inclusivos - Considerando que o crescimento mundial tem sido modesto e desigual, com aumento do desemprego global, os ministros do Trabalho apontam três eixos para o crescimento econômico: inclusão, investimento e implementação. Destacam que o crescimento de muitos países do G20, não tem sido suficiente para fechar as lacunas da crise financeira mundial de 2008, sendo necessário além de promover economias igualitárias, integrar os grupos vulneráveis na economia e no mercado de trabalho. 

Assumem o compromisso de adotar um conjunto de políticas apropriadas às circunstâncias nacionais, incluindo mecanismos de melhoria dos salários, diálogo e proteção social, além de políticas ativas para o mercado de trabalho. 

Consideram que a mobilidade laboral internacional, traz tanto desafios como oportunidades, com potencial para contribuir com o crescimento, desde que gerida de forma eficaz e justa. 

Educação - Os ministros do Trabalho e Emprego do G20 assinalam na Declaração de Ancara, que investir no trabalhador é um poderoso instrumento de produtividade, de crescimento e de maior coesão social. Assim, assumem o compromisso em fortalecer a ligação entre educação e emprego.

Admitem que o acesso limitado à educação de qualidade, as barreiras para uma transição de sucesso entre escola e trabalho e a incompatibilidade de habilidades, ainda permanecem como desafios em muitas economias do G20. Ressaltam que estarão empenhados em desenvolver fortes parcerias para garantir a formação dos jovens, combinando educação básica, com aprendizagem profissional de qualidade. Promover o emprego para os jovens permanece um objetivo forte entre os ministros, com prioridade para a juventude que não está estudando, nem trabalhando, ou mantida na informalidade.

Por fim, os ministros também recomendam aos líderes do G20, a cooperação internacional entre os serviços públicos de emprego e políticas públicas, para enfrentar os desafios demográficos, em função do envelhecimento da população e reficam o compromisso com o monitoramento efetivo de políticas que dão prioridade aos jovens, emprego feminino, locais de trabalho mais seguros e saúde do trabalhador.

A Declaração de Ancara será levada agora à Cúpula do G20 de Antália, em novembro, na Turquia.

 

Assessoria de Imprensa/MTE

(61) 20312430 – ACS@mte.gov.br

 






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas