Segundo a Rais, em 2009 houve crescimento de 7,56% entre os pardos em relação aos brancos e negros, equivalentes ao acréscimo de 649,9 mil postos de trabalho. Rendimento dos negros cresceu mais
Brasília, 05/08/2010 - Dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) 2009 divulgados nesta quinta-feira pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) mostram crescimento do emprego entre os trabalhadores pardos em relação aos negros e brancos. De acordo com o levantamento, houve crescimento de 7,56% entre os pardos, representando um acréscimo de 649,9 mil postos de trabalho.
O resultado também significa a maior geração de empregos quando comparado com brancos e negros, que registraram aumento de 2,39%, equivalentes a 469,6 mil postos; e de 3,40%, relativos a 56,2 mil postos, respectivamente. A análise levou em conta apenas os vínculos empregatícios celetistas que, em 2009, atingiram 32,9 milhões.
O crescimento do emprego para os trabalhadores brancos e negros foi menor que a taxa média, o que resultou numa redução da participação de vínculos empregatícios. No caso dos brancos, por exemplo, a participação reduziu-se de 62,32% em 2008 para 61,05% em 2009.
Rendimento - Os rendimentos dos trabalhadores classificados como negros foram os que obtiveram maior aumento (4,12%), seguidos dos declarados como pardos (3,50%) e como brancos (2,69%).
Os rendimentos médios dos vínculos empregatícios declarados como brancos são 47,98% superiores aos rendimentos dos negros e 42,57% acima dos trabalhadores declarados como pardos. Houve ligeira redução, quando comparados com os resultados verificados em 2008, período em que os percentuais foram respectivamente de 50% em relação aos negros e de 43,7% em relação aos pardos.
Escolaridade - A maior diferença entre os rendimentos médios entre negros e brancos ocorreu no nível superior completo, já que os rendimentos dos negros representam 70,68% dos rendimentos dos brancos. Para os pardos, a relação com os rendimentos médios dos brancos atinge 75,03%.
A menor diferença entre os rendimentos dos negros e brancos ocorreu na faixa de oitava série completa do ensino fundamental (90,50%), enquanto que, para os pardos, situa-se na faixa de 4ª série completa (91,12%).
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