Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Gestão em Segurança e Saúde no Trabalho em discussão na Rádio da Fundacentro

Programa desta semana apresentará pesquisa desenvolvida pela Fundação sobre as condições de trabalho e suas repercussões na saúde dos professores da educação básica no país

São Paulo, 14/07/2009 - Nesta terça-feira (15), estará em discussão no podcast Informativo Fundacentro o tema da prevenção de acidentes e doenças no trabalho. A abordagem do assunto, que vem ganhando importância como instrumento estratégico de gestão, é uma resposta da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) - braço do Ministério do Trabalho e Emprego na pesquisa em saúde e segurança do trabalhador - ao anseio da sociedade por transparência, ética e responsabilidade social das organizações.

No entanto, de acordo com o pesquisador e coordenador de gerenciamento de riscos da Fundacentro, Dorival Barreiros, a racionalidade econômica, que obriga as empresas a serem cada vez mais competitivas, muitas vezes dificulta a implantação de medidas para gerenciar os perigos e riscos presentes nos ambientes profissionais.

Ele lembra que o tema é complexo e impõe enormes desafios para que empresários e trabalhadores encontrem um fio condutor para o encaminhamento de soluções quanto à melhor forma de promoção da gestão da segurança e saúde no trabalho (SST) nos ambientes profissionais.

"A solução do problema exige comprometimento das lideranças empresariais e envolvimento dos trabalhadores", afirma o especialista.

Amanhã (15), o programa apresentará pesquisa desenvolvida pela Fundacentro sobre as condições de trabalho e suas repercussões na saúde dos professores da educação básica no Brasil.

O estudo realizado com 140 profissionais de todas as regiões do país, de escolas públicas e privadas, das zonas rural e urbana, revela que os fatores que causam sofrimento a esses trabalhadores são comuns a toda a categoria, como jornadas excessivas, multiplicidade de tarefas e baixos salários, conforme explica a socióloga e tecnologista da Fundacentro, Juliana Andrade Oliveira, uma das responsáveis pelo levantamento.

O Informativo Fundacentro tem periodicidade semanal, duração em torno de quatro minutos e pode ser acessado pelo endereço http://podcast.fundacentro.sc.gov.br/ ou pelo banner Rádio Web Fundacentro, na homepage da entidade - www.fundacentro.gov.br

Assessoria de Imprensa Fundacentro/Ministério do Trabalho e Emprego
(11) 3066.6334 / 6030 / 6091






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas