Ação em dois municípios de Mato Grosso do Sul constatou exploração de trabalhadores de carvoarias
Brasília, 12/06/2008 - Ação do Grupo de Fiscalização Rural da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Mato Grosso do Sul, realizada entre os dias 03 e 07 de junho, resultou na liberação de 22 trabalhadores mantidos em situação degradante em carvoarias nos municípios de Pedro Gomes e Coxim, no estado.
Segundo o coordenador da equipe, o auditor fiscal Juscelino José Durgo dos Santos, na segunda-feira passada (02), o Grupo chegou à carvoaria na zona rural de Coxim e encontrou sete trabalhadores em alojamentos precários. Eles dormiam no chão, sem acesso à água potável nem instalações sanitárias e os alimentos oferecidos eram de má qualidade.
Na fazenda na zona rural de Pedro Gomes, foram encontrados quinze trabalhadores também submetidos a condições degradantes de trabalho. Neste município, as verbas rescisórias somaram mais de R$ 25 mil.
As carvoarias foram embargadas e os trabalhadores alojados em um hotel na cidade de Pedro Gomes, por conta dos empregadores, até que o pagamento das verbas rescisórias fosse efetuado.
Assessoria de Imprensa do MTE
Com informações da SRTE/MS
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br