Idéia é entender o fenômeno da emigração, sistematizar informações e criar ações planejadas do Ministério fora do país
Brasília, 11/06/2008 - Foi publicada na edição desta quarta-feira (11) do Diário Oficial da União a Portaria 278, do Ministério do Trabalho e Emprego, que institui um Grupo de Trabalho para "analisar a situação e propor medidas em relação aos trabalhadores emigrantes ao exterior".
Dentro de 60 dias, a contar da data de publicação da portaria, os integrantes do GT alinharão um modelo de apoio a trabalhadores brasileiros que migram para fora do país. "Queremos entender o que motiva um brasileiro a viver e trabalhar em outro país, sistematizar todas as informações a respeito e, por meio de ações planejadas, minimizar qualquer tipo de problema que um trabalhador possa enfrentar", explicou Paulo Sérgio de Almeida, presidente do Conselho Nacional de Imigração (CNIg) e coordenador-geral de Imigração do Ministério do Trabalho e Emprego.
Farão parte da iniciativa três representantes do Gabinete do ministro Carlos Lupi, dois representantes da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego e um da Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração.
O presidente do Grupo de Trabalho, ainda não definido, poderá convidar representantes de órgãos públicos, entidades, instituições e representações sindicais que possam contribuir com informações.
Mais informações: Ministro apresenta Casa do Trabalhador Brasileiro
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6841/6537 acs@mte.gov.br