Objetivo é elaborar um relatório com propostas sobre a organização sindical de trabalhadores e empregadores rurais.
Brasília, 30/03/2012 - O Grupo Especial do Trabalho Rural (Getru) se reuniu nesta quinta-feira (29) no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para debater realidade das relações de trabalho no âmbito rural. O objetivo é construir consensos quanto à organização sindical do setor e elaborar um relatório contendo propostas sobre a organização sindical de trabalhadores e empregadores rurais.
Coordenado pelo MTE, o Getru é composto pelos Ministérios da Agricultura, Previdência Social e do Desenvolvimento Agrário. Mas outros atores também estão sendo envolvidos na discussão, como a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Federação dos Trabalhadores e trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetrafe) e a Secretaria da Receita Federal.
Nas primeiras reuniões, restrita aos Ministérios, cada um expôs parecer a respeito do tema, sempre observando a legislação vigente. A fase agora é das oitivas, que reúne todos os envolvidos. A ideia é que outras entidades ainda sejam convidadas para o debate.
“Saber como cada Ministério enxerga a realidade do campo e ouvir os atores sociais é de suma importância para tentar construir uma visão unificada sobre a área rural. Esse setor tem uma diversidade muito grande de atividades, o que torna o campo de trabalho muito extenso. Por isso, a necessidade do debate se estabeleceu”, explicou o coordenador do Getru, Ismael Lisboa.
O Grupo foi instituído através da Portaria Interministerial 05, de 03 de novembro de 2011, que prevê a entrega do relatório no início do mês de maio. Essa foi à sexta vez que o Grupo se reuniu