Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Hoje é dia do Metrologista

Profissional é responsável por aferir equipamentos de medição

Brasília, 26/06/2009 -

Brasília, 26/06/2009 - Os metrologistas estão mais presentes em nosso dia-a-dia mais do que possa parecer. Seu trabalho assegura a precisão da aferição de pesos e medidas exigidas para garantir a qualidade de produtos e serviços. No Brasil, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) é o principal órgão responsável por fazer este trabalho. Os metrologistas podem atuar ainda na indústria e em pesquisas.

A Metrologia Legal tem atuação vasta na aferição de instrumentos de medição que fazem parte da vida de qualquer cidadão, como bombas de combustíveis, balanças, equipamentos médicos, de segurança e de proteção ao meio ambiente. Para garantir que o valor pago pela corrida de táxi esteja correto, por exemplo, precisamos que o metrologista verifique e aprove o taxímetro. Medir a pressão arterial e a temperatura também é muito mais seguro quando utilizamos equipamentos aferidos por metrologistas. Até mesmo o hidrômetro e o medidor de energia elétrica passam pelo aval deles.

Além disso, é o metrologista que garante que a caixinha de leite contenha realmente a quantidade que ela anuncia, assim como todos os demais produtos disponíveis nas prateleiras comerciais que tenham quantidades pré-estabelecidas, como produtos de higiene e limpeza, cosméticos, bebidas, gás de cozinha e gêneros alimentícios, entre muito outros.

"Por atuar em áreas básicas para a competitividade das empresas, tais como a metrologia e a avaliação da conformidade, o Inmetro apresenta serviços que são fundamentais para o desenvolvimento do Brasil, como a calibração de padrões e instrumentos de alta exatidão; a acreditação de organismos de certificação e de inspeção e de laboratórios de calibração e ensaio; programas de avaliação da conformidade de produtos, processos, serviços e pessoal; e o controle metrológico legal de instrumentos de medição utilizados nas áreas de saúde, segurança, meio ambiente e nas transações comerciais", explica o diretor de Metrologia Legal do Inmetro, Luiz Carlos Gomes dos Santos.

Segundo levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego, em 2007 foram identificados no Brasil cerca de 900 metrologistas em atividade, registrados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). O estado do Rio de Janeiro liderou o ranking de mulheres atuando na área (104) e ficou em segundo no total de homens em atividade (233). São Paulo registrou 258 profissionais do sexo masculino. O segundo maior contratante formal de mulheres é o Pará (58). São Paulo surge em terceiro nesta lista, com 28 metrologistas do sexo feminino.

"Através de convênios o Inmetro delega aos Institutos Estaduais de Pesos e Medidas (Ipem) as atividades de fiscalização dos produtos certificados e dos instrumentos sujeitos ao Controle Metrológico Legal, formando assim a Rede Brasileira de Metrologia Legal Qualidade do Inmetro (RBMLQ-I)", esclarece Luiz Carlos dos Santos.

História - A data escolhida para homenagear os profissionais da metrologia remete ao dia 26 de junho de 1862, quando o imperador D. Pedro II sancionou a Lei 1.175, que criou o Sistema Métrico Decimal, baseado no modelo francês, e deu início à padronização no sistema de medidas no país. Em 1961 foi criado no Brasil o Instituto Nacional de Pesos e Medidas; e em 1973 o Inmetro.

Antes da padronização de um sistema métrico, o mundo se valia das mais diferentes ferramentas para fazer medições - alguns países utilizavam de mais de um sistema simultaneamente. Alguns monarcas utilizavam partes do próprio corpo como medida oficial. Assim, era comum uma parede ser construída sob a instrução de palmos, pés e polegadas diferentes entre si.

Em 20 de maio de 1875, 17 países decidiram utilizar um sistema padrão e assinaram a Convenção do Metro, na França. Tamanha é a importância dessa ocasião, que atualmente a data é lembrada como o Dia Mundial da Metrologia. Em 1960, com a XI Conferência Geral de Pesos e Medidas, a padronização ganhou mais força e se tornou o Sistema Internacional de Unidades (SI).

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas