Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Hojé é o Dia Interamericano de Relações Públicas

Mercado para os profissionais de Relações Públicas está crescendo ao longo dos anos. Em 2000 existiam 2.587 atuando no mercado de trabalho brasileiro. Em 2006, esse número mais que triplicou: 7.952

Brasília, 26/09/2008 - As relações públicas assinalaram sua existência desde que os homens tiveram necessidade de comunicar-se uns com os outros. Com o passar dos anos, tanto as instituições privadas quanto as governamentais reconheceram a importância das relações públicas, fato comprovado pelo número crescente de profissionais na área. Em 2000, por exemplo, existiam 2.587 profissionais de Relações Públicas atuando no mercado de trabalho brasileiro, segundo a Relação Anual de Informações Sociais (Rais). Em 2006, esse número mais que triplicou: 7.952.

Foi em 1807 que a expressão 'Relações Públicas' ganhou evidência, quando o então presidente norte-americano Thomas Jefferson, em uma mensagem dirigida ao Congresso de sua pátria, empregou o termo para destacar a necessidade de um 'estado de espírito' entre o governo e o povo.

O termo pareceu um pouco esquecido por pouco mais de um século, tanto que somente em 1914 criou-se oficialmente o primeiro departamento com a denominação 'Relações Públicas' no Brasil e, talvez, no mundo. O engenheiro Eduardo Pinheiro Lobo, da empresa canadense conhecida como 'Light' com sede no Brasil, dirigiu o departamento por dezenove anos e tornou-se patrono das relações públicas. Em 1975, foi instituída uma medalha em sua homenagem, a 'Medalha Eduardo Pinheiro Lobo', destinada a premiar as pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que tenham relevantes serviços prestados à classe.

Mas o marco histórico das Relações Públicas na América Latina veio acontecer só em 1960, quando na cidade do México, foi realizada a I Conferência Interamericana de Relações Públicas e que originou a fundação da Federação Interamericana de Associações de Relações Públicas (Fiarp), hoje Confederação Interamericana de Relações Públicas (Confiarp). O dia 26 de setembro, data de fundação da Fiarp, é considerado, oficialmente, como o 'Dia 'Interamericano de Relações Públicas'.

A criação da profissão aconteceu em 1967, com a publicação da Lei 5.377. Anos depois, criaram-se os Conselhos Federais e Regionais e sua regulamentação aconteceu em 1971. Em 1972, foi aprovado o Código de Ética da categoria, com disposições reguladoras do comportamento a ser obedecido pelos que exercem a profissão, inclusive enfatizando o respeito aos princípios.

A profissão é reconhecida na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), do MTE, como 'Profissionais de Relações Públicas, Publicidade, Mercado e Negócios' (2531). Esses profissionais desenvolvem um amplo conjunto de atividades comunicativas: desenvolvem estratégias de projeto; pesquisam o quadro econômico, político, social e cultural; analisam mercado; desenvolvem propaganda e promoções; implantam ações de relações públicas e assessoria de imprensa; e vendem produtos, serviços e conceitos.  

Para que possam exercer legalmente a profissão, o simples fato de ter o diploma de Relações Públicas não é fator determinante para que se tenha o reconhecimento profissional. Para tanto, o profissional conhecido como 'RP' precisa ter registro junto a algum Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas (Conrerp), que é responsável por fiscalizar e disciplinar o exercício da profissão.

 

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas