Data foi criada pela Organização das Nações Unidas em 1950
Brasília, 23/03/2009 - Faça chuva ou faça sol, hoje todo o mundo comemora o Dia Internacional do Meteorologista. A data escolhida remete ao ano de 1950, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) criou em 23 de março a Organização Mundial de Meteorologia (WMO) - instituição com sede em Genebra (Suíça) e que tem como objetivo auxiliar o planeta por meio de acompanhamentos meteorológicos.
É a WMO que atua, por exemplo, na identificação dos motivos de desertificação da Terra, nas causas das mudanças climáticas, além de contribuir para a conservação dos recursos hídricos do planeta. No Brasil, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) que é o responsável por ajudar nas previsões climáticas, inclusive com especificações para a agricultura, pecuária e temperaturas marítimas.
História - A previsão meteorológica não é um privilégio da sociedade contemporânea e seu maquinário moderno. Na verdade, a primeira obra sobre o tema foi escrita pelo chinês Nei Tsing Sou Wen no ano 3.000 a.C. Porém, os registros mais famosos foram escritos pelo filósofo grego Aristóteles.
Foi ele que em 350 a.C utilizou a palavra meteorologia (derivado da palavra meteoro e que significa aquilo que está elevado ou contido na atmosfera) pela primeira vez para descrever o que chamou de Ciências da Terra. Mas Aristóteles não restringia esse termo aos estudos da atmosfera, visto que entre suas anotações sobre o tema eram recorrentes as análises sobre o ciclo hídrico, por exemplo.
O estudo sobre as variações climáticas foram se aperfeiçoando. Com a criação do padrão de medição de temperatura por Daniel Gabriel Fahrenheit e Anders Celsius, no século XVIII, o homem foi capaz de quantificar verdadeiramente as variações térmicas e , ainda hoje, é possível observar as evoluções desta ciência.
A meteorologia - Muito mais do que avisar aos praieiros se irá chover ou fazer sol no dia seguinte, esta profissão tornou-se indispensável à sociedade contemporânea. Isso porque, por meio dela, é possível prever acidentes e evitar catástrofes atmosféricas como enchentes, maremotos, tempestades, tufões, tornados entre outros.
Além disso, hoje em dia a meteorologia ajuda na gestão de crise energética, auxilia no trânsito de grandes metrópoles, e orienta o setor de negócios e agronegócios. Não entendeu? É simples, através da previsão do clima é possível criar índices de consumo em diversos setores como vestuário, bebidas, sorvetes, alimentos, medicamentos etc. Então, na data de hoje, vamos agradecer ao meteorologista por sua ajuda e homenageá-lo em seu dia.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br