Em sessão na CDH do Senado, secretário-executivo do MTE enfatiza PPE e Fórum de Emprego
Brasília, 31/08/2015- O secretário-executivo do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Francisco José Ibiapina, participou nesta segunda (31), na Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, de sessão comemorativa em homenagem aos 10 anos da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST). Durante seu pronunciamento, Ibiapina enfatizou a relevância da organização sindical e o esforço conjunto entre o MTE e a Nova Central para a conquista do trabalho decente.
Em discurso aos sindicalistas, o secretário-executivo deu destaque às medidas adotadas pelo governo para a preservação do emprego. “Lançamos o Programa de Proteção ao Emprego e temos um total de 2.500 trabalhadores atendidos, até o momento. O objetivo do PPE não é o de atender empresas em dificuldade, mas permitir que as empresas mantenham os trabalhadores empregados”, ressaltou. Os três primeiros Termos de Adesão do PPE, entregues na sexta (28), irão representar economia de mais de R$ 6 milhões ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), já que os gastos com Seguro-Desemprego, caso esses trabalhadores fossem demitidos, resultariam em cerca de R$ 11,5 milhões.
Ibiapina apontou também a iniciativa do governo em criar o Fórum de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho e Renda e de Previdência Social, que será instalado nesta quarta (2), às 15, no Palácio do Planalto, com a participação do MTE. “O Fórum irá promover o debate entre os trabalhadores, aposentados, empregadores e o governo, para o aperfeiçoamento e sustentabilidade das políticas de emprego, trabalho e renda e da previdência social”, ressaltou.
A NCST foi instituída em 28 de junho de 2005 com cinco confederações de trabalhadores, 82 federações, 1.200 sindicatos e um conjunto de 10 milhões de trabalhadores. Participaram da sessão comemorativa o presidente da NCST, José Calixto Ramos e o diretor adjunto da organização Internacional do Trabalho (OIT), Stanley Gacek, entre outros.
Assessoria de Imprensa/MTE
acs@mte.gov.br 20316537