Ação vai facilitar o atendimento ao trabalhador do município de mais 41 mil habitantes e cujo acesso é feito apenas por via lacustre e aérea
Amazonas, 17/09/2010 - A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Amazonas (SRTE/AM) acaba de inaugurar mais uma unidade de atendimento. Na segunda quinzena de agosto começou a funcionar a nova agência, em São Gabriel da Cachoeira, município amazonense de 41,8 mil habitantes, localizado a cerca de 852 quilômetros de Manaus, capital do estado.
Instalada em um imóvel cedido pela prefeitura, em local de fácil acesso, a nova unidade da SRTE/AM vai oferecer serviços como emissão de carteira de trabalho, orientações trabalhistas e emissão de Seguro Desemprego, entre outros serviços. O superintendente do Trabalho e Emprego no Amazonas, Alcino Santos, destaca a importância da ação para os moradores do município situado no extremo noroeste do estado e cujo acesso é feito apenas via aérea ou lacustre.
"São Gabriel da Cachoeira é bastante desenvolvido e possui muita atividade comercial. No entanto, é de difícil acesso: só se chega de barco, em viagem que dura 4 horas, ou de avião, com passagem para Manaus em valores que chegam a R$ 1,6 mil", comentou o superintendente.
De acordo com Alcino a abertura da agência em São Gabriel foi motivada principalmente pela possibilidade da Superintendência oferecer mais comodidade aos moradores da região, no tocante à prestação de serviços da instituição, tais como, emissão da carteira de trabalho, requerimento do seguro desemprego entre outros.
"Agora os auditores fiscais do trabalho quando forem fiscalizar no município, terão um lugar para receber os empregadores e empregados, com bastante comodidade. Antes, isso era feito num quarto de hotel. Além disso, a abertura da Agência de São Gabriel trará benefícios não somente para os trabalhadores, mas também para os moradores da cidade", avalia.
"Antes, um servidor da prefeitura se deslocava uma vez por mês até Manaus para dar entrada no requerimento para a emissão do documento, feito de forma manual. Agora o próprio trabalhador pode requerer a emissão da sua carteira, por sistema informatizado, no próprio município", anunciou.
MTE - O trabalhador amazonense conta agora com 11 unidades do Ministério do Trabalho e Emprego à sua disposição. Além da Sede, em Manaus, as Gerências em São Gabriel da Cachoeira, recém inaugurada, em Coari e em Tabatinga e com as Agências em Eurinepé, Humaitá, Itacoatiara, Manacapuru, Patintins, Presidente Figueiredo e Tefé.
Município - Com 109,1 mil quilômetros de extensão, São Gabriel da Cachoeira tem população estimada em 41,8 mil habitantes, dos quais 10 mil são indígenas Os moradores do local, situado na Bacia do Alto Rio Negro, fronteira com a Colômbia e a Venezuela, falam, oficialmente, além do Português, mais três línguas de origem indígena.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br