Com dados do Sine, projeto orientará trabalhadores quanto às vagas disponíveis no mercado de trabalho, entre outras informações trabalhistas
Brasília, 10/01/2011 - Ao inaugurar nesta segunda-feira (10), em São Paulo (Rua São Joaquim, nº 381, Liberdade), o Núcleo de Informação e Apoio aos Trabalhadores Brasileiros Retornados do Exterior, o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, afirmou que o núcleo vai usar os dados do Sistema Nacional de Emprego (Sine) para oferecer informações atualizadas sobre vagas de emprego disponíveis em São Paulo.
O ministro também fez um apelo aos empresários ligados à comunidade japonesa para que ofereçam oportunidades aos brasileiros que serão assistidos pelo Núcleo. "São trabalhadores que acumularam experiência e absorveram a disciplina dos japoneses, mas que encontram dificuldade na readaptação", disse.
Ao recordar ações desenvolvidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) na área dos fluxos migratórios, Lupi afirmou que o objetivo maior das medidas é proporcionar maior segurança a este movimento, garantindo o direito do trabalhador.
"Onde houver um trabalhador é nosso papel estar lá, zelando por seus direitos. E decidimos fazer este projeto piloto com a comunidade japonesa porque ela é numerosa, bem estruturada e, com a crise financeira global, o fluxo de regresso dos brasileiros disparou", explicou o ministro.
Mesmo frisando que o núcleo irá atender brasileiros regressos de qualquer país, Lupi destacou o papel dos descendentes de japoneses para a economia do estado de São Paulo. "Num momento econômico difícil como esse, é preciso ter solidariedade com aqueles que ajudaram a construir este país", concluiu
Núcleo - O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) decidiu implementar, por recomendação do CNIg, um ponto de recepção e apoio a brasileiros regressados do exterior - especialmente do Japão - na cidade de São Paulo. O bairro da Liberdade foi escolhido justamente por concentrar a maior parcela da comunidade oriunda daquele país. O Núcleo atenderá na Rua São Joaquim, nº 381, 1º subsolo - Bairro da Liberdade São Paulo
Além de conhecer o perfil do trabalhador que regressa do exterior, o Núcleo terá como objetivo prestar orientação quanto ao acesso a serviços públicos, bem como na reinserção ao mercado de trabalho. A expectativa é de que sejam atendidos cerca de 200 trabalhadores por mês.
Os maiores fluxos de retorno de brasileiros do exterior são oriundos do Japão e dos Estados Unidos, países que tiveram forte impacto da crise financeira, iniciada em 2008, segundo estudos do Conselho Nacional de Imigração (CNIg). No caso do Japão, informações de autoridades japonesas apontaram para um retorno de cerca de 80 mil brasileiros entre outubro de 2008 e abril de 2010, representando mais de 20% dos 317 mil brasileiros registrados no Japão em dezembro de 2007.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br