Brasília 03/10/2007 - O Secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Antônio de Medeiros, mediou nesta quarta-feira (02) um debate com representantes das Indústrias de Reforma de Pneus e da Indústria de Pneus Novos sobre a regulamentação da importação de carcaças para remodelagem no Brasil, atualmente feita por meio de liminares judiciais. Como não houve consenso, uma nova reunião será agendada.
Os fabricantes de pneus novos tentam barrar a importação, alegando que a reforma pode ser feita apenas a partir de carcaças nacionais. Já indústria de pneus remodelados pede pressa na regulamentação, afirmando que o impasse jurídico na importação da matéria-prima pode implicar em demissões no setor.
O secretário Medeiros afirmou que MTE não ficará indiferente ao impasse, já que estão em jogo cerca de 10 mil postos de trabalho. Também participou da reunião o representante da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara Federal, Osmar Lopes de Moraes.
Na última reunião com o setor, no dia 29 de agosto, o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, afirmou que a solução do impasse não deve prejudicar os empregados. "O trabalhador não pode pagar a conta", analisou.
Assessoria de imprensa do MTE
(61) 3317-6537 /3317-6977