Times formados por crianças integrantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Camaragib disputarão as partidas
Pernambuco, 08/06/2010 - Este ano, o lançamento da Campanha do dia 12 de junho será deflagrada forma diferente, no estado. As entidades integrantes do Fórum Estadual para Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fepetipe), do qual a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/PE) faz parte programaram o 'Grande Jogo contra o Trabalho Infantil'. As partidas acontecerão nesta quarta-feira (9 de junho), a partir das 8h30, no Campo de Futebol do Quartel do Derby.
Os times serão formados por crianças na faixa etária entre 9 e 15 anos de idade, todas integrantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil dos municípios de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe.
O evento irá reunir ainda, personalidades artísticas, esportivas e políticas do estado, para uma atividade especial em defesa dos direitos da criança e da realização de um grande evento para marcar o mês de combate ao trabalho infantil no estado pernambucano.
Nos intervalos entre as partidas, mensagens de apoio à Campanha estarão sendo proferidas. O encerramento do evento se dará com uma Grande Roda de Ciranda em defesa das Crianças e Adolescentes.
Ação do MTE - O Ministério do Trabalho atua no combate a toda e qualquer forma de trabalho infantil, retirando as crianças do trabalho e facilitando-lhes o acesso à escola por meio da fiscalização do trabalho, em parceria com organizações governamentais e não-governamentais. As ações são planejadas visando os setores, formal e informal. Este ano, em Pernambuco, o foco das ações são as casas de farinha, lixões e a cadeia produtiva da agricultura familiar.
Cenário- De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2008, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existiam no país mais de 4,4 milhões de crianças e adolescentes (5 a 17 anos) trabalhando. O resultado revela uma queda gradual no número de vitimas do trabalho infantil. Na faixa entre 5 e 13 anos havia 993 mil crianças em 2008, 236 a menos que em 2007.
O Nordeste continua na liderança do país com a maior proporção de pessoas ocupadas entre 5 e 17 anos de idade. São 12,3% ou 1,7 milhão de pessoas nessa faixa, número superior ao do Sudeste que tem 1,3 milhão de crianças e adolescentes trabalhando, o que representa 7,9% do total. Desse resultado, cerca de 300 mil estavam em Pernambuco.
Outro dado importante é a prevalência do trabalho infantil não agrícola no Brasil, contrapondo-se a uma prevalência do trabalho infantil neste setor no Nordeste. Tanto no Brasil, quanto no Nordeste são mais meninos que meninas e cerca de 75% na atividade agrícola e 55% na atividade não agrícola.
Programação - Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil
Evento: Grande Jogo contra o Trabalho Infantil
Dia: Quarta-feira, 9 de junho
Horário: A partir das 8h30
Local: Campo de Futebol do Quartel da Polícia Militar de Pernambuco, no bairro do Derby, Recife/PE
Assessoria de Imprensa da SRTE/PE
Tel.: 3427-7984