Cerca de 600 estudantes tiveram a oportunidade de mostrar o que sabem fazer em termos de música e dança. Todos foram premiados com medalhas
Brasília, 04/11/2008 - O I Festival da Juventude, realizado pelo Consórcio Social de Vitória e Região Metropolitana (ES), proporcionou a integração cultural entre 600 estudantes que participam do programa de qualificação social do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Divididos nas categorias de música e dança, dezesseis grupos tiveram a oportunidade de mostrar o que aprenderam em termos de artes. No Festival, todos foram vencedores e ganharam medalhas porque superaram as dificuldades. O jovem Mateus Santana descreveu a sensação de participar: "Foi só alegria, sucesso, harmonia e muita superação."
Para a coordenadora do Festival, Marcia Bertolo, o objetivo de promover um evento alegre e descontraído foi alcançado. "Deu tudo muito certo. Fiquei feliz porque eles tiveram a liberdade de apresentar aquilo que tivesse a cara deles. Eles se superaram", comentou.
Qualificação - O Consórcio de Vitória tem como meta capacitar para o mercado de trabalho 1.500 estudantes dos municípios de Cariacica, Guarapari, Viana, Vila Velha, Vitória e Serra. Pelo menos 450 alunos deverão conseguir um emprego ao término do curso, equivalente a 30% de inserção no mundo do trabalho. Esta meta é obrigatória, sendo que todas entidades executoras têm que cumprir.
Por conta do conteúdo curricular - o curso todo tem duração de 400 horas, com aulas teóricas e práticas - os jovens que concluem o curso ficam mais preparados para conseguir o primeiro emprego, pois saem formados em uma ocupação.
Em Vitória, os jovens participam de oficinas profissionalizantes de alimentação; construção e revestimentos; meio ambiente; saúde; telemática; turismo e hospitalidade e vestuário.
Primeiro emprego - Os Consórcios Sociais da Juventude têm como proposta qualificar profissionalmente jovens com idade entre 16 e 24 anos, de baixa renda, em situação de risco e vulnerabilidade social, com renda per capita familiar de até meio salário mínimo.
Os consórcios são realizados por meio da parceria entre o Ministério do Trabalho e Emprego e entidades da sociedade civil, que devem fazer a qualificação, captar vagas e inserir, obrigatoriamente, 30% dos jovens no mercado de trabalho.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br