Convênio entre MTE e prefeitura vai possibilitar capacitação profissional para ocupar vagas de emprego na região
Ao participarem dos cursos de capacitação profissional, os jovens passam a estar preparados para o mundo do trabalho, ou seja, podem tanto conseguir uma ocupação com vínculo empregatício (registro em carteira), bem como exercerem uma atividade produtiva geradora de renda.
Projovem Trabalhador - Parte das Políticas de Juventude implementadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Projovem Trabalhador capacita jovens com idade entre
O Projovem funciona em duas etapas, levando sempre em conta a necessidade do mercado de trabalho local, com aulas de qualificação social e profissional. Na primeira etapa, de qualificação básica, os alunos têm aulas de inclusão digital, valores humanos, ética e cidadania, educação ambiental, noções de direitos trabalhistas e estímulo e apoio à elevação da escolaridade.
Depois, passam a ter a oportunidade de aprender uma atividade profissional: neste módulo, podem escolher, por exemplo, cursos de administração, alimentação e construção, sempre de acordo com a demando do mercado de trabalho da região onde o programa está sendo implementado. Ao termino do curso, a meta obrigatória é de que ao menos 30% dos formandos ingressem no mundo do trabalho.
Agenda - O ministro Carlos Lupi visitou ainda o Centro de Treinamento da fábrica de caminhões da Volkswagen no município de Resende.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br