Brasília, 08/10/2007 -Uma turma de cem alunos do Consórcio Social da Juventude do Rio de Janeiro (RJ), moradores da Comunidade de Jardim Catarina, em São Gonçalo, está envolvida numa atividade voluntária para o meio ambiente. Eles estão preparando um projeto - batizado de LIMPRE - Limpar e Preservar a Comunidade de Jardim Catarina - com o objetivo de proporcionar, à comunidade local, atividades que possam sensibilizar os moradores para a necessidade de preservação do meio ambiente para a melhoria da qualidade de vida.
Uma das atividades previstas no projeto aconteceu no final do mês passado, quando foi realizada a 1ª Festa da Preservação, tratando da questão ambiental. Os jovens contam com o apoio do Centro de Assessoria ao Movimento Popular (Campo), entidade parceira do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) na execução do consórcio na comunidade. Um dos objetivos dos programas de qualificação do MTE, além formação profissional, é fazer com que o jovem tenha um envolvimento na comunidade em que vive. Por conta disso, o serviço voluntário, que consta na grade curricular dos consórcios, faz com que os estudantes realizem algum tipo de atividade social.
Os estudantes da Comunidade de Jardim Catarina também atualizaram os murais do Centro Comunitário do local. Os temas foram escolhidos levando em conta os trabalhos realizados em sala de aula, entre eles: mercado de trabalho, meio ambiente, economia solidária e saúde. Essa atividade resultou das aulas do módulo básico, que despertaram os alunos para as demandas da comunidade sobre essas questões.
Outro exemplo de atividade voluntária foi realizado pelos alunos do curso de fotografia do Instituto de Imagem e Cidadania Sobrado Cultural, entidade parceira do MTE na execução do consórcio do Rio de Janeiro. Cerca de cem jovens tiveram a experiência de dialogar com moradores e visitantes da Praça Saens Pena (Tijuca) sobre cidadania e direitos sociais. Eles realizaram cerca de 900 entrevistas que questionavam sobre a Constituição e os direitos mais violados na comunidade.
O Consórcio do Rio de Janeiro está na quarta edição, com a meta de qualificar 2 mil jovens. As aulas foram iniciadas em julho e a previsão é que sejam finalizadas em novembro. O programa visa atender jovens de 16 a 24 anos, provenientes de familias com renda de até meio salário-mínimo. Depois de formados, a meta é colocar pelo menos 30% no mercado de trabalho.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6203 / 3317-6540