Quase 2 mil estudantes terão a oportunidade de aprender uma profissão em cursos que vão desde gestão pública até hospitalidade e vestuário
Brasília, 09/05/2008 - Acontece nesta sexta-feira (9), em Natal (RN), cerimônia de lançamento da segunda edição do Consórcio Social da Juventude. A nova etapa do programa tem como meta capacitar 1.900 jovens carentes das cidades de Natal, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Ceará-Mirim, São José do Mipibu, Nísia Floresta e Monte Alegre. A expectativa é que ao menos 570 dos alunos que concluírem o curso ingressem no mercado de trabalho.
A cerimônia será realizada às 18h no auditório do Cefet (Av. Senador Salgado Filho, Natal), com a presença de autoridades e técnicos do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
O convênio entre o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Centro Educacional Dom Bosco (entidade âncora do consórcio) prevê recursos de R$ 3,9 milhões para qualificação e auxilio financeiro aos estudantes. Além do conteúdo básico, previsto na grade curricular dos consórcios - como aulas de inclusão digital, ética e cidadania e apoio à elevação da escolaridade - serão oferecidos cursos de administração, alimentação, beleza e estética, construção e reparos, gestão pública e terceiro setor, madeira e móveis, saúde e qualidade de vida, serviços domiciliares, turismo e hospitalidade e vestuário.
Meta alcançada - O primeiro consórcio na região foi realizado em 2006. Na ocasião, foram qualificados 1.355 estudantes e inseridos 437 no mercado de trabalho, contratados por empresas prestadoras de serviços, rede de supermercados, instituições financeiras, hotéis e confecção.
Também coordenado pelo Centro Educacional Dom Bosco, vários eventos foram realizados a fim de que os empresários locais pudessem conhecer as ações de capacitação do MTE para jovens de famílias de baixa renda.
O troféu Visão Social foi uma destas iniciativas: criado pelo consórcio de Natal, teve como objetivo reconhecer as empresas que aderiram ao Programa Nacional de Estimulo ao Primeiro Emprego (PNPE), por meio da responsabilidade social, permitindo aos jovens conquistaram seu primeiro emprego, com carteira assinada.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/6203 - acs@mte.gov.br