Júri simulado debate discriminação racial em SP
São Paulo, 21/03/2014 – Para debater e elucidar casos de discriminação racial no mercado de trabalho, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo (SRTE-SP) realizou nesta sexta-feira (21) um Júri Simulado em comemoração ao “Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial”.
O evento promovido pela Comissão de Igualdade de Oportunidade de Gênero, Raça e Etnia, da Pessoa com Deficiência e Combate à Discriminação do Ministério do Trabalho (MTE) lotou o auditório da SRTE-SP. Para o superintendente Luiz Antonio Medeiros “este júri simulado é muito importante, porque todos aqui já presenciaram situações de discriminação racial e é preciso denunciar, para que cada vez mais isso chegue aos Tribunais e para que os responsáveis sejam punidos”.
Durante o evento, foi montada uma simulação de Tribunal de Júri, onde voluntários representavam situações de discriminação racial baseadas em denúncias verídicas que chegam à SRTE/SP. A plateia contou com representantes de empresas, sindicatos, órgãos públicos, associações e entidades sociais e participou ativamente das representações.
O presidente da Comissão de Igualdade da SRTE/SP, Jaudenir da Silva Costa, lembrou que um massacre racial na África do Sul deu origem às homenagens do Dia 21 de Março e que esta data deve servir para que a discriminação seja realmente banida do país. “A maioria das pessoas ainda tem vergonha e medo de denunciar situações de racismo. A superintendência está à disposição para receber, acolher e orientar pessoas que vivem essa dor emocional e social”, afirmou Jaudenir Costa.
Assessoria de Comunicação Social/MTE
Assessora de Imprensa SRTE/SP
(11) 3150-8087 – acs@mte.gov.br