Intenção é capacitar 8,2 mil jovens de 81 municípios do interior do estado que apresentam baixo IDH e concentram altos índices de desemprego
Recife, 23/05/2008 - Os cursos de qualificação do programa Juventude Cidadã, do Ministério do Trabalho e Emprego, começaram a ser oferecidos nesta segunda-feira em Pernambuco. A intenção da iniciativa é capacitar 8,2 mil jovens de 81 municípios do estado que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e concentram elevados percentuais de desemprego.
Uma das ações de formação profissional do MTE, o Juventude Cidadã atende jovens com idade entre 16 e 24 anos, provenientes de famílias de baixa renda. Os cursos têm duração de cerca de 400 horas. Os participantes recebem uma bolsa no valor de R$ 150 mensais durante quatro meses. Os cursos custam R$ 12 milhões, valor dividido pelo Ministério e pelo Governo do Estado.
Os interessados em se inscrever para os cursos ainda podem se dirigir a agências do Pró-Rural no interior pernambucano. Um dos requisitos é que não tenham vínculo de emprego.
Entre os cursos técnicos oferecidos estão o de manutenção de informática, costureiro, empreendedorismo, economia solidária, criador de pequenos animais, guia de turismo (local fruticultura, olericultura (hortaliças) e auxiliar de garçom.
Novos rumos - A partir deste ano, o Juventude Cidadã estará inserido no novo ProJovem, lançado no final do ano passado pelo Governo Federal. Além de ampliar o atendimento aos jovens excluídos da escola e da formação profissional, o novo programa foi criado a partir da integração de seis ações já existentes, provenientes da Secretaria Nacional da Juventude e dos ministérios do Trabalho e Emprego, Desenvolvimento Social e Combate à Fome e da Educação.
O ProJovem Trabalhador, como será chamado o programa do MTE, vai unificar o Juventude Cidadã e o Consórcio Social da Juventude, ampliando a faixa etária de atendimento para jovens entre 18 e 29 anos.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6841/6537 acs@mte.gov.br