Programa pretende facilitar a entrada mercado de trabalho por meio da qualificação profissional
Brasília, 09/06/2008 - Foram iniciadas na semana passada as primeiras aulas de capacitação profissional do Projeto Juventude Cidadã para o estado do Piauí. A parceria entre o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o governo do estado vai possibilitar o atendido a cinco mil jovens carentes e de baixa escolaridade, em 21 municípios. Depois de qualificados, pelo menos 30% dos estudantes que finalizarem os cursos deverão ser colocados no mercado de trabalho.
O projeto visa atender jovens com idade entre 16 e 24 anos e que nunca tiveram um emprego. Assim, espera-se que com o aprendizado que terão em sala de aula - e que envolve também formação social e a valorização da cidadania - tenham condições de disputar uma vaga. No decorrer do curso, os jovens também recebem formação em empreendedorismo, o que faz com que tenham condições de trabalhar, por conta própria, em alguma atividade geradora de renda.
Muitos dos jovens que já participaram das ações de qualificação do MTE, incluindo os Consórcios Sociais da Juventude, aproveitaram esta oportunidade e montaram o próprio negócio. Sozinhos ou em pequenas associações, são vários os empreendimentos abertos por esta parcela da juventude. Não é difícil encontrar em regiões onde estes programas já foram implementados, jovens trabalhando por conta própria nos segmentos de confecção, informática ou beleza.
Cidadania - Quem participa do Projeto Juventude Cidadã também aprende noções de cidadania e de voluntarismo, permitindo um maior envolvimento para melhorar as comunidades ou bairros onde vivem. Todo aluno que participar das ações de voluntariado, recebe uma bolsa auxílio no valor de R$ 600, repassada em cinco parcelas de R$ 120.
No Piauí, os municípios beneficiados pelo programa são: Teresina; União; Regeneração; Parnaíba; Luis Correia; Piripiri; Pedro II; Esperantina; Campo Maior; Castelo do Piauí; Picos; Paulistana; Fronteiras; Oeiras; Valença; Floriano; Canto do Buriti; São Raimundo Nonato; São João do Piauí; Uruçuí e Bom Jesus, totalizando 200 turmas.
Os cursos oferecidos estão relacionados às áreas de administração; educação; turismo; esporte e lazer; alimentação e pesca; agro-extrativismo e construção e reparos.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br