Assinada pelo presidente Lula e pelo ministro Carlos Lupi, trabalhadores já têm data certa para comemorar: 26 de outubro
Brasília, 05/11/2008 - O Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira trouxe publicado em sua edição a Lei nº 11.801, sancionada pelo presidente Lula, que estabelece o dia 26 de outubro como o Dia Nacional dos Trabalhadores Metroviários.
A oficialização da data teve como base o dia em que os profissionais desta categoria conquistaram a criação e o reconhecimento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE): 26 de outubro de 1979.
CBO - A Classificação Brasileira de ocupações (CBO), do MTE, disponibiliza uma série de informações sobre os tipos de atividades e condições de trabalho dos metroviários. Numa breve descrição sumária, estes profissionais coordenam a circulação de trens e veículos e programam horários de circulação de trens. Também administram estação e controlam atividades de pátios e terminais; operam equipamentos e sistemas elétricos. Prestam serviços de apoio ao usuário e supervisionam equipe de trabalho. Preenchem relatórios, planilhas, documentos de despacho, diário operacional e boletins de ocorrência.
História - A primeira linha de metropolitano abriu em 1863 na cidade de Londres. Tinha, como principal função, transportar o maior número de pessoas para acabar com os problemas de trânsito da cidade. Os comboios a vapor (trens a vapor) circulavam dentro de túneis que percorriam o subsolo da capital inglesa.
Em 1890, as linhas passaram a ser electrificadas e, num curto espaço de tempo, outras cidades construiram as suas redes.
No Brasil, a primeira linha de começou a ser contruida em 1968, na cidade de São Paulo. Foi inaugurada 6 anos depois, em 14 de Setembro de 1974.
Mais informações:
http://www.mtecbo.gov.br/busca/descricao.asp?codigo=3424-05
http://www.metro.sp.gov.br/empresa/historia/azul/historia.shtml
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br