Para ter acesso a empréstimos com as menores taxas do mercado, empresas terão de evitar demissões, explica ministro Carlos Lupi
Brasília, 04/02/2009 - O Governo deve anunciar na próxima semana a criação de uma linha de crédito especial para o setor de revenda de carros usados e seminovos, afirmou nesta quarta-feira (4) o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi. As empresas beneficiadas terão acesso a financiamentos com as menores taxas de juros do mercado - mas terão de oferecer, em contrapartida, garantias de emprego aos seus funcionários.
Em entrevista ao Programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasileira de Comunicação, Lupi disse que a nova linha terá um montante inicial de R$ 200 milhões do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e será administrada pelo Banco do Brasil. A iniciativa partiu dos próprios sindicatos patronais do setor, que emprega aproximadamente 600 mil trabalhadores em 7 mil empresas distribuídas por todo o país.
Para o ministro , a inclusão da garantia de emprego marca um grande avanço nas relações entre o Governo e empresários na busca por medidas criativas contra a crise financeira. "O empresariado brasileiro é inteligente e sabe que a garantia do emprego mantém a renda, movimenta as vendas e garante o bom funcionamento da economia, gerando inclusive mais lucro para as empresas", analisou. "Exigir essa contrapartida é ainda uma questão de transparência e correção com a aplicação do dinheiro público".
Ouça aqui a íntegra da entrevista com o ministro do Trabalho e Emprego.