Brasília, 04/09/2007 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, participou hoje (04) da Oitava Reunião da Comissão Tripartite de Relações Internacionais, onde foi apresentado um balanço da 96ª Conferência Internacional promovida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em junho, na Suíça.
O quinto volume do Caderno de Relações Internacionais "Promovendo o Trabalho Decente e o Desenvolvimento Sustentável: o Brasil na 96ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT", resume os quatro pontos fundamentais debatidos na Suíça: o fortalecimento da OIT para prestar assistência aos membros no contexto da globalização; a convenção que regulamentou o trabalho no setor pesqueiro; a promoção de empresas sustentáveis e a formação de uma comissão de aplicação de normas.
Representante do Brasil na Conferência da OIT, Lupi reforçou a importância da atuação do Ministério do Trabalho e Emprego para as relações internacionais, lembrando os bons dados da economia e a atuação do presidente Lula para incrementar as relações comerciais do Brasil. "Nosso ministério tem um papel fundamental na questão das condições de empregabilidade, e precisamos garantir a continuidade desta discussão", afirmou.
A Comissão de Relações Internacionais é composta por representantes dos empregadores, trabalhadores e governo. Durante a reunião, o grupo também aprovou a criação de Comissão Tripartite para análise da Convenção nº 188 sobre o trabalho pesqueiro e a criação do Grupo de Trabalho Tripartite sobre a Agenda Nacional de Trabalho Decente.
Na próxima reunião, será definido o envio ao Congresso Nacional da Convenção nº 143 e da Recomendação nº 151, instrumentos que tratam sobre trabalhadores migrantes e disposições complementares.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 6879 / 6540