Imagens estarão expostas até o dia 18 de dezembro, no túnel de acesso ao anexo do MTE
Foto: Renato Alves
Mostra traz imagens de brasileiros espalhados em diversos países do globo
Brasília, 04/12/2007 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi abriu nesta terça-feira (4), na sede do ministério, em Brasília, a mostra fotográfica "Saudades" que faz parte das comemorações ao Dia Internacional do Migrante, 18 de dezembro.
A exposição é organizada pelo Conselho Nacional de Imigração, com a colaboração do Centro Scalabriano de Estudos Migratórios (CSEM) e do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), e tem o objetivo de chamar a atenção para a realidade de milhões de pessoas que vivem em situação de mobilidade ao decidirem partir em direção ao estrangeiro.
"Esta é uma justa homenagem aos trabalhadores e trabalhadoras que saíram do país em busca de uma melhor oportunidade e merecem todo nosso respeito, toda nossa atenção", lembrou o Coordenador-geral de Imigração, Paulo Sérgio de Almeida.
O ministro Lupi parabenizou o Conselho Nacional de Imigração pela iniciativa afirmando que o ato é singelo, mas tem muita profundidade. "Nosso papel é tentar aproximar essas pessoas, prestar solidariedade, dar assistência jurídica, para que a saudade não seja tão grande", afirmou Lupi.
As imagens estarão expostas até o dia 18 de dezembro, no túnel de acesso ao anexo do ministério. São fotografias de jovens em terras distantes, brasileiros e brasileiras longe de casa e ainda de estrangeiros em terras brasileiras. Com breves legendas, as imagens registram instantes da vida cotidiana, algumas humildes, outras gloriosas. Todas as fotos foram enviadas por pessoas que quiseram mostrar um pouco de suas vidas para que outros conhecessem o que significa ser migrante e viver em outra cultura.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6977 / 331/-6537 - acs@mte.gov.br