Ministro antecipa na OIT geração recorde de postos com carteira assinada no Brasil
Foto: Fábio Borges
OIT
Ministro Lupi ao lado do diretor-geral da OIT, Juan Samovía, durante cerimônia de apresentacão da Agenda Bahia do Trabalho Decente, realizada pelo governador da Bahia, Jaques Wagner (dir)
Genebra, 10/06/2008 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, antecipou nesta terca-feira (10), na sede da Organizacao Internacional do Trabalho (OIT) em Genebra, na Suíça, que a geração de empregos com carteira assinada irá ultrapassar um milhão de novas vagas nos primeiros cinco meses de 2008 - quase 30% a mais do que o resultado recorde obtido no mesmo período do ano passado.
A afirmação foi feita durante a cerimônia de apresentação da Agenda Bahia do Trabalho Decente, realizada pelo governador baiano Jaques Wagner, na sede da OIT. Trata-se da primeira iniciativa de nível estadual em todo mundo, ratificando a proposta de construção de uma Agenda Global de Trabalho Decente. O conceito é usado pela OIT para simbolizar o trabalho remunerado adequadamente e exercido segundo parâmetros de liberdade, justiça e segurança.
A agenda foi oficialmente lançada em 6 de dezembro de 2007. Além da erradicação do trabalho escravo e a falta de dignidade no trabalho doméstico, ela estipula várias outras ações para a promoção da igualdade de raça, gênero e deficiência no mercado de trabalho. Também sugere projetos específicos para garantir condições dignas aos trabalhadores das áreas relacionadas aos biocombustíveis, como indústria e lavoura de cana-de-açúcar.
O ministro Lupi está em Genebra desde a última sexta-feira acompanhando a Conferência Internacional do Trabalho, organizada anualmente pela entidade.
Acompanhado pelo diretor-geral da OIT, Juan Somavía, Lupi elogiou a iniciativa do governo baiano, lembrando que o estado vem liderando a geração de empregos com carteira asssinada no Nordeste.
"Tenho certeza de que o exemplo da Bahia vai inspirar outros estados do Brasil e do mundo e irá contribuir decisivamente para a melhoria do diálogo social entre trabalhadores, empregadores e o governo".
Mais informações:
- Lupi destaca compromisso do país contra trabalho escravo e infantil
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br