Recursos do Governo Federal serão usados para a compra de novos computadores para os servidores da DRT/CE
Fortaleza, 06/09/2007 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, anunciou nesta quinta-feira (6), durante visita às instalações da Delegacia Regional do Trabalho no Ceará, em Fortaleza, que a entidade irá passar por um amplo processo de modernização. Segundo ele, os recursos do Governo Federal prevêem, entre outros avanços, a compra de novos computadores para os servidores e o início do processo de arquivamento por microfilmagem, que aumenta a preservação dos documentos.
Lupi também afirmou que o Ceará é forte candidato a sediar o futuro Centro de Formação do Trabalhador do Nordeste, projeto que o ministro planeja iniciar no próximo ano para suprir a grande demanda de qualificação profissional nos vários setores econômicos da região. O centro deverá funcionar nos mesmos moldes da entidade mantida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Turim, na Itália.
"Fiquei muito impressionado com o centro que conheci na Itália e quero trazer este modelo para o Brasil. Fortaleza é a segunda maior capital do Nordeste e tem grandes chances de sediar este projeto que, com certeza, vai impulsionar a geração de empregos com carteira assinada", disse o ministro.
A idéia inicial do projeto prevê a formação de um conselho tripartite para gerenciar o centro, reunindo trabalhadores, empregadores, governos municipais, estaduais e o Sistema S.
A visita à sede da DRT/CE foi o primeiro compromisso da visita do ministro ao Ceará, nesta quinta-feira. Às 11h30, ele participa de audiência com a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins. À tarde, às 15 horas, visita o Instituto Banco Palmas e, às 17 horas, assiste a uma apresentação na Federação das Indústrias do Ceará (FIEC).
Assessoria de Imprensa DRT-CE
(85) 3295 3022 (ramais 227/226)