Ministro pediu aos jovens presentes ao evento que se dedicassem à qualificação como ferramenta para o futuro
Foto: Divulgação Microsoft
Acordo MTE e Microsoft
Ministro Carlos Lupi discursa durante cerimônia de
assinatura de acordo de cooperação com a Microsoft
Brasília, 20/08/2007 - O ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Carlos Lupi, assinou nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro, acordo de cooperação técnica com a Microsoft Brasil dentro do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego para Jovens (PNPE), do governo federal. A parceria vai oferecer capacitação em tecnologia da informação para jovens entre 16 e 24 anos e permitir a inclusão desses alunos no mercado de trabalho.
Em seu discurso, o ministro destacou a importância da qualificação como instrumento capaz de garantir não apenas a geração de empregos, mas também o crescimento pessoal dos estudantes. Dirigindo-se aos jovens da platéia, Lupi pediu dedicação aos estudos, usando como exemplo sua própria trajetória. "Vim de uma família humilde e sempre estudei em escola pública, mas me preparei e consegui me formar. É fundamental que vocês tenham um objetivo e aproveitem ao máximo esta experiência".
O projeto consiste na oferta de cursos de capacitação às ONGs ligadas ao Programa Primeiro Emprego. O objetivo é formar e treinar professores que atuam nessas instituições para que eles sejam multiplicadores de conhecimento e, assim, contribuam com o desenvolvimento das comunidades menos favorecidas do país.
Esse trabalho é desenvolvido pela ONG Oxigênio, indicada pelo MTE como entidade responsável pela coordenação e gerenciamento do programa junto a outras 24 organizações sociais, integrantes do Consórcio Social da Juventude.
Pela parceria, a Microsoft Brasil irá investir R$ 4 milhões para capacitação de instrutores em tecnologia da informação, doação de softwares e fornecimento de material didático elaborado para o desenvolvimento de projetos de inclusão digital.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6203/3317-6540